Esporte News Mundo
·14 de dezembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 de dezembro de 2022
A derrota para a Argentina, por 3 a 0, na semifinal da Copa do Mundo do Catar, não foi bem digerida pelos croatas, que já encontraram um culpado: Danielle Orsato, árbitro da partida. Tudo por conta do pênalti marcado sobre Julián Álvarez, cometido pelo goleiro croata Livakovic, que resultou no 1º gol argentino na partida
O lance ocorreu aos 31 minutos da primeira etapa. O atacante Julián Álvarez foi lançado e saiu de frente para o goleiro Livakovic, que impediu sua passagem com a perna direita. Messi bateu bem e abriu caminho para a vitória argentina por 3 a 0.
O jornal Sportske Novosti, de Zagreb, na capital croata, estampou numa matéria que “Após o roubo descarado, nós desmoronamos mentalmente“. Ao longo do texto publicado, o autor Predrag Jurisic diz que o árbitro italiano Daniele Orsato “marcou pênalti inexistente para a Argentina” e considerou “incompreensível que a sala de VAR não tenha se envolvido nessa situação”.
Já o portal croata gol.hr rasgou em manchete que “O mundo está horrorizado com o pênalti para a Argentina” e ressaltou que os hermanos quebraram o recorde de penalidades a favor em uma Copa do Mundo, com cinco até o momento. A matéria ainda lista postagens de pessoas que discordaram da marcação nas redes sociais, entre elas, os ex-jogadores e comentaristas Gary Neville e Roy Keane.
E quem também ficou na bronca com o árbitro italiano foi o meia Luka Modric, que criticou duramente a arbitragem e disse que a penalidade máxima “matou” a Croácia. O ídolo croata disparou sobre Orsato.
– Estávamos bem até o pênalti, que para mim não foi. Não costumo falar dos árbitros, mas hoje é impossível não fazer isso. É um dos piores (Daniele Orsato) que conheço e não estou falando só por hoje porque antes já apitou meus jogos muitas vezes e nunca tenho uma boa memória dele. É um desastre.
No entanto, o jogador reconheceu a superioridade da Argentina e não quis tirar os méritos do time de Messi. Para ele, estão na final por merecimento, e exaltou o torneio do camisa 10 argentino.
– Desejo que faça uma boa final. Ele faz uma Copa incrível. Tem mostrado toda a sua qualidade e grandeza.
A Croácia jogará a decisão do terceiro lugar no próximo sábado, dia 17, às 12h (de Brasília), no estádio Internacional Khalifa. O adversário será o perdedor da semifinal entre França e Marrocos, que definem o finalista que pega a Argentina na próxima quarta-feira.