Gremistas
·07 de julho de 2025
Monsalve retorna ao Grêmio e reacende disputa com Cristaldo pela titularidade

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·07 de julho de 2025
Miguel Monsalve está novamente à disposição do Grêmio após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda, sofrida em maio. O meio-campista colombiano voltou aos treinos com o grupo principal no CT Luiz Carvalho e passa a disputar posição com Cristaldo para a função de meia armador da equipe.
O retorno de Monsalve ocorre em um momento importante para o elenco, que se prepara para enfrentar o São José, terça-feira, na Arena, pela Recopa Gaúcha. Na última quarta-feira, o jogador já participou de metade do jogo-treino contra o Aimoré, atividade que serviu para dar ritmo ao grupo antes da retomada oficial do calendário.
Contratado pelo Grêmio em julho de 2024, Monsalve vinha ganhando sequência sob o comando de Mano Menezes, até sofrer a lesão no empate sem gols com o CSA, partida que acabou eliminando o Tricolor da Copa do Brasil. Antes do problema físico, Monsalve emplacou três jogos consecutivos como titular, em uma temporada de oscilações.
Os números da temporada mostram desempenho parecido entre Monsalve e Cristaldo: cada um soma 25 jogos pelo Grêmio. Monsalve começou jogando em 13 oportunidades, marcou três gols e ofereceu quatro assistências. Já Cristaldo foi titular em 18 partidas, balançou as redes duas vezes e deu duas assistências.
No último teste contra o Aimoré, cada um dos jogadores participou de 50 minutos da atividade, dividida em quatro tempos de 25 minutos. Cristaldo iniciou no time principal e foi o autor do primeiro dos cinco gols do Grêmio na ocasião; Monsalve entrou na sequência dos trabalhos.
A equipe já usou diferentes formas de escalar seus meias ao longo da temporada. Sob o comando de Gustavo Quinteros, ora um, ora outro assumia a titularidade no meio, mas também houve situações em que ambos atuaram juntos — como nas semifinais do Gauchão contra o Juventude. Em outras ocasiões, como no segundo jogo da final do estadual, os dois começaram no banco, com Edenilson e um esquema sem meia de ofício assumindo a titularidade.
Além de Monsalve e Cristaldo, Mano Menezes também contou com Nathan como titular no confronto diante do Bragantino pelo Campeonato Brasileiro. Cristaldo, que foi um dos destaques na vitória por 2 a 0 sobre o Juventude antes da pausa para as férias, teve um rendimento abaixo do esperado no duelo seguinte, diante do Corinthians.
Com a volta de Monsalve e diante do momento instável dos dois jogadores, Mano Menezes terá novamente o desafio de decidir quem será o responsável por armar o meio-campo do Grêmio.
Ao vivo