OneFootball
Luiz Signor·14 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Luiz Signor·14 de outubro de 2024
O Líbia 🆚 Nigéria previsto para esta terça-feira (15) pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações não acontecerá após atrasos e um princípio de "treta diplomática".
Que culminou com a Nigéria desistindo do duelo. E deixando o caso nas mãos da CAF, a Confederação Africana de Futebol, que se pronunciou - veja abaixo.
Entenda o caso 👇🏽
Imagens da delegação nigeriana "presa" por mais de 12h em um aeroporto da Líbia viralizaram após as postagens feitas por Troost-Ekong, capitão das Super Eagles, e Boniface, destaque do Bayer Leverkusen.
Osimhen, atual jogador do Galatasaray e que não foi convocado por estar lesionado, também se pronunciou. Citou, por exemplo, um tratamento "desumano".
A Nigéria viajava para Benghazi, local do duelo contra os líbios, mas teve o avião desviado para Al Bayda - distante 203 km do palco da partida - sem explicação.
A versão oficial da federação líbia destaca que o desvio pode ter acontecido por "protocolos rotineiros de controlo de tráfego aéreo, verificações de segurança ou desafios logísticos que afetam as viagens aéreas internacionais."
Segundo os relatos de Troost-Ekong, que defende o Al-Kholood (CAT), a delegação nigeriana ficou no aeroporto sem acesso a alimentação, redes de internet e telefonia, por exemplo. O que foi potencializado por ter sido rejeitada pelos hotéis da região.
Tal atitude teria sido um "troco" pelo tratamento recebido pela Líbia na última semana.
A fase atual das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2025 - que será sediada no Marrocos - consiste em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos.
Sexta (11), a Nigéria recebeu a Líbia em casa, na cidade de Uyo, e venceu por 1 x 0. Foi o duelo pela terceira rodada.
O que aconteceu após a federação líbia denunciar que seus atletas ficaram várias horas presos no aeroporto de Lagos, a maior cidade nigeriana.
O início do deslocamento até a Nigéria teve Lagos como primeiro destino. A parte final seria o deslocamento até Uyo, que fica no extremo sul nigeriano, e a 700 km de distância.
Mas segundo a denúncia feita pela Líbia, o ônibus para a realização de tal trajeto nunca chegou. O que causou a longa espera. Informações que foram destacadas pelo perfil "Copa Além da Copa".
Já a federação nigeriana entende que o erro foi da Líbia, que deveria ter ido diretamente para o aeroporto internacional de Uyo.
Internamente, as autoridades da Líbia entendem que apenas adotaram o "princípio da reciprocidade" para dar um tratamento igual ao recebido.
Responsável por atualizar o caso, Troost-Ekong confirmou que a Nigéria está voltando para casa.
Além de reforçar seu descontentamento com os erros e atrasos que teriam acontecido "de propósito".
CAF se pronuncia
Em nota oficial divulgada nesta segunda, a Confederação Africana de Futebol promete investigar o caso.
"A Confederação Africana de Futebol (CAF) entrou em contato com as autoridades da Líbia e da Nigéria depois de ter sido informada de que a Selecção Nacional de Futebol da Nigéria (''Super Eagles'') e a sua equipa técnica ficaram retidos em condições perturbadoras durante várias horas em um aeroporto.
O assunto foi encaminhado ao Conselho Disciplinar da CAF para investigação e as medidas cabíveis serão tomadas contra aqueles que violaram os Estatutos e Regulamentos da CAF."
Ainda resta uma decisão sobre o jogo em si. Se a Líbia vencerá o mesmo por W.O (placar de 3 x 0) ou haverá uma nova data.
Situações na tabela 📊
A Nigéria lidera o Grupo D com sete pontos. Benin (seis) também estaria avançando à fase final da CAN neste momento.
Ruanda tem dois. E a Líbia soma um.
O jogo pela quarta rodada da chave que acontecerá será o Ruanda x Benin em Kigali.
As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam.
A seleção marroquina, que está no Grupo A, tem vaga garantida por ser o país sede.
Fotos: Reprodução/X