Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata | OneFootball

Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: CBF

CBF

·13 de novembro de 2025

Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata

Imagem do artigo:Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata

A CBF realizou nesta quinta-feira (13) uma manhã de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, como parte da programação do Novembro Azul. Intitulada “Não Jogue Com a Sua Saúde”, a campanha levou o urologista Marcus Magalhães Gomes para uma palestra dedicada a informar os colaboradores da entidade, que acompanharam no auditório na sede da Barra da Tijuca e de forma remota por videoconferência.

Enquanto os assuntos relativos à saúde da mulher costumam avançar, reforçando a cultura do autocuidado com o público feminino, a realidade quando se fala da saúde do homem costuma ser bem diferente. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, enquanto 82,3% das mulheres relatam procurar atendimento médico para cuidar da saúde, para os homens o percentual é de 69,4% apenas.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata

O urologista Marcus Gomes falou sobre as formas de prevenção, sintomas e tratamentos do câncer de próstata Créditos: Samara Moumei / CBF

Quando o assunto é o câncer de próstata, o comportamento desinteressado dos homens se acentua. Uma pesquisa feita pela Nexus em 2024, com 966 homens em todas as unidades da federação, mostrou que 44% dos entrevistados disseram não conhecer como prevenir o câncer de próstata - doença que mata 44 homens por dia no Brasil e segunda forma de câncer mais letal entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

O urologista Marcus Gomes foi o convidado para falar sobre o tema. Ele contextualizou iniciativas como a campanha Novembro Azul, hoje espalhada ao redor do mundo, lembrando que seu início foi na Austrália, em 2003. Apesar de estar associada hoje ao mês de novembro, Gomes reforça a necessidade de cuidados ao longo do ano inteiro.

Imagem do artigo:Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata

O urologista Marcus Gomes e Guilherme Nogueira, Gerente Geral de Recursos Humanos da CBFCréditos: Samara Moumei / CBF

Sobre o câncer de próstata, Gomes enumerou que os principais fatores de risco costumam ser a idade avançada, o histórico desta doença na família (sobretudo entre parentes de primeiro grau), excesso de gordura corporal, sedentarismo, tabagismo e uma predisposição maior para indivíduos de pele negra.

O início da doença costuma ser assintomático e no decorrer de sua evolução costuma ocorrer dificuldade para urinar (ou jato urinário fraco), necessidade frequente de urinar (sobretudo à noite), sensação de não esvaziamento da bexiga, sangue na urina ou sêmen, e, nos casos de metástase, dor óssea.

As principais recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia é para que homens a partir dos 50 anos busquem avaliação médica anual - idade que diminui para 45 para pessoas negras ou que têm histórico familiar da doença. A prevenção se dá por meio de alimentação rica em frutas e verduras, prática de atividades físicas, evitar o consumo de cigarro e álcool e realizar check-ups médicos periódicos.

“Os homens ainda têm essa resistência a se cuidar de uma forma geral, muitas vezes por terem suas obrigações, se preocuparem com sua parte no sustento da casa e acabam não se cuidando. É importante recebermos essas informações. A gente acha que sabe muita coisa, mas quando chega aqui você vê que falta muito conhecimento ainda. A informação no final do dia pode salvar uma vida”, disse Guilherme Nogueira, Gerente Geral de Recursos Humanos da CBF.

Imagem do artigo:Novembro Azul: CBF promove manhã de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata

O colaborador Tiago Lourenço com o kit Cimed recebido ao fim do eventoCréditos: Samara Moumei / CBF

“A informação é a chave para quebrar tabus e estimular os homens a cuidarem da própria saúde. Ao esclarecer dúvidas e derrubar mitos, especialmente o preconceito em torno do toque retal, mostramos que prevenção é um ato de amor consigo e com a família. Cuidar de si é garantir qualidade de vida e proteger quem depende de você. A nova geração já começa a entender que exames não afetam a masculinidade: salvam vidas”, disse o urologista Marcus Gomes.

Ao fim do evento, os colaboradores foram presenteados com kits enviados pela CIMED, parceira da CBF.

Saiba mais sobre o veículo