Zerozero
·26 de novembro de 2025
Novidade no sorteio do Mundial: FIFA <i>separa</i> quatro cabeças-de-série até às <i>meias</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 de novembro de 2025

A FIFA anunciou, na tarde desta terça-feira, uma grande e curiosa novidade em relação ao Campeonato do Mundo de 2026. O organismo que gere o futebol mundial surpreendeu com a implementação de um critério que pode separar quatro seleções até uma fase bastante adiantada da prova.
Ora, caso vençam os respetivos grupos, Espanha, Argentina, França e Inglaterra - as quatro melhores classificadas no ranking da FIFA e cabeças-de-série no sorteio que se realiza a 5 de dezembro - não se poderão enfrentar até às meias da competição.
Esta medida visa afastar as nações em questão e impedir que estas meçam forças nas três eliminatórias que surgem após a fase de grupos do torneio - 16 avos, oitavos e quartos, respetivamente. Por isso, nesta edição, muito provavelmente só poderá ver um duelo entre a França e a Espanha, a título de exemplo, ou entre Inglaterra e Argentina nos últimos quatro jogos do Mundial.
Ainda assim, importa explicar de que forma o sorteio vai ser realizado. Canadá, México e Estados Unidos - os três países que vão receber a prova - estão inseridos no pote 1 e vão ser sorteados, de forma aleatória, para os grupos A, B ou D.
Posto isto, a Espanha, a Argentina, a França e a Inglaterra vão ficar em lados opostos dos brackets e muito provavelmente só se irão encontrar nas fases finais do Mundial 2026 - isto caso finalizem a prestação na etapa grupal no primeiro posto dos respetivos grupos.
É importante referir que Portugal também está inserido no Pote 1, já que ocupa, desde a última atualização, o sexto lugar do ranking FIFA. Recorde todas as seleções apuradas para o Mundial até ao momento.









































