Gazeta Esportiva.com
·16 de dezembro de 2025
Novo técnico do Cruzeiro, Tite visita CT e destaca “responsabilidade” no novo desafio

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de dezembro de 2025

O técnico Tite falou pela primeira vez como novo comandante do Cruzeiro na tarde desta terça-feira, durante visita à Toca da Raposa II. Em suas declarações iniciais, o treinador destacou a grande responsabilidade de assumir um clube da dimensão da Raposa e ressaltou a importância da união entre torcida e instituição para a continuidade do processo de evolução.
“Primeiro, o agradecimento pela grandeza do Cruzeiro e pela responsabilidade que isso representa. Há toda uma equipe, uma família, como o presidente colocou. Poder dar a minha parcela de contribuição para o sucesso é fundamental. E esse sucesso também depende de vocês, do carinho externado aos atletas e à direção. Que possamos, juntos, alcançar o êxito que cada torcedor imagina, e nós também”, afirmou em entrevista à TV Cruzeiro.
Durante a visita ao centro de treinamento, Tite esteve acompanhado do presidente Pedro Lourenço e do vice-presidente Pedro Júnior, conhecendo de perto toda a estrutura e as instalações do clube.
O treinador assinou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026 e chega para substituir o português Leonardo Jardim. Apesar do bom trabalho realizado à frente da equipe, o técnico europeu optou por deixar o clube e deve se aposentar da função.
O Cruzeiro será o primeiro time que Tite irá dirigir após sua saída do Flamengo, em setembro de 2024. No Rubro-Negro, o treinador esteve à beira do campo em 68 oportunidades, com 41 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.
Depois de sua saída do Flamengo, o treinador ficou muito perto de regressar ao Corinthians no primeiro semestre de 2025, mas quando o acordo estava praticamente concluído entre as partes, Tite alegou estar passando por um problema de saúde e cancelou o negócio.
Após isso, ele declarou um tempo sabático para cuidar de sua saúde e, recentemente, anunciou que estava recuperado e pronto para voltar a trabalhar.

(Foto: Marcelo Cortes /CRF)
Entre 2016 e 2022, Tite foi o treinador da Seleção Brasileira. Com o Brasil, o técnico colecionou grandes números: 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas.
Em 2019, conquistou a Copa América disputada no Brasil, seu único título pela Seleção. Nas Copas do Mundo de 2018 e 2022, porém, caiu duas vezes nas quartas de final, para Bélgica e Croácia, respectivamente.









































