Trivela
·29 de dezembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·29 de dezembro de 2022
O Chelsea ainda busca uma nova identidade num período importante de transição, entre as saídas de Roman Abramovich e Thomas Tuchel, bem como as chegadas de Todd Boehly e Graham Potter. Nesta semana, os Blues aproveitaram a aproximação da reabertura da janela de transferências para anunciar um novo reforço: o atacante David Datro Fofana, de 20 anos. Destaque do Molde na última temporada, o marfinense se juntará ao elenco em 1° de janeiro e deverá ser parte da rotação ofensiva para a sequência da Premier League. Os londrinos desembolsam €12 milhões pelo negócio.
Nascido na Costa do Marfim e lapidado nas academias de Abidjan, Datro Fofana se transferiu para o Molde em fevereiro de 2021, aos 18 anos. O atacante ainda teve um desempenho tímido no Campeonato Norueguês em 2021. Presente em 18 partidas, quase sempre saía do banco e não passou dos 304 minutos em campo. Não marcou gols pela liga, embora tenha deixado sua marca na Copa da Noruega e na Liga Europa. Ainda assim, nada comparado ao sucesso que protagonizou em 2022.
Datro Fofana se tornou um dos principais responsáveis pela conquista do Molde no Campeonato Norueguês. A entrada do centroavante no time titular coincidiu com a guinada dos alviazuis na tabela. Foram 15 gols e cinco assistências em 24 aparições pela liga, com ótimas sequências para liderar o título de seu time. Apresentou um ótimo repertório, em que combinava habilidade nos dribles, explosão nas arrancadas e precisão nas finalizações. O impacto de Datro Fofana pelo clube ainda garantiu sua estreia na seleção principal da Costa do Marfim em novembro.
A contratação de Datro Fofana pelo Chelsea corresponde a uma aposta no futuro, mas também uma necessidade dentro da rotação atual. O marfinense deve ganhar mais chances depois que Armando Broja rompeu os ligamentos cruzados do joelho. O centroavante deverá voltar ao time apenas na próxima temporada. Assim, Datro Fofana vira desde já uma carta na manga, enquanto se adapta ao novo clube e à intensidade do futebol inglês. O garoto, embora tenha atingido sua melhor forma como centroavante, também pode entrar nas duas pontas.
Com a contratação de Datro Fofana, o Chelsea totaliza mais de €293 milhões gastos em reforços na atual temporada. O marfinense é o primeiro negócio de inverno do clube, que já tinha investido pesado no verão – com as compras de Wesley Fofana, Marc Cucurella, Raheem Sterling, Kalidou Koulibaly, Carney Chukwuemeka, Pierre-Emerick Aubameyang e Gabriel Slonina, além do empréstimo de Denis Zakaria. Ainda existem mais perspectivas de novidades, com o nome de Enzo Fernández vinculado a um possível interesse dos Blues nos últimos dias, embora o Benfica indique que só deva vendê-lo no meio do ano.
Datro Fofana ainda reforça os laços do Chelsea com os jogadores da Costa do Marfim. Ele deve ser o quarto atleta do país a estrear pelo time principal dos Blues. Didier Drogba dispensa apresentações por toda a idolatria em Stamford Bridge, com 381 partidas e 164 gols pelo clube. Salomon Kalou foi outro que participou de momentos importantes da história dos londrinos, de 2006 a 2012. Já Jérémie Boga foi formado pela base do Chelsea, mas disputou apenas uma partida na equipe principal. Datro Fofana terá que se acostumar com as lembranças de Drogba, possivelmente corriqueiras pelas origens em comum.