Gremistas
·03 de outubro de 2025
O favorito para ser o executivo de futebol do Grêmio em 2026

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·03 de outubro de 2025
Enquanto o Grêmio concentra forças no Campeonato Brasileiro, os bastidores seguem movimentados pela eleição presidencial. Com Odorico Roman e Paulo Caleffi já confirmados como candidatos, surge também um nome para uma função estratégica: o executivo de futebol.
Conhecido da torcida gremista, Rui Costa, atualmente no São Paulo, é o preferido de Odorico Roman, vice de futebol no tricampeonato da Libertadores de 2017. Na última quinta-feira (2), o ex-dirigente lançou candidatura à presidência pelo grupo apoiado pelo empresário Celso Rigo, que tinha Marcelo Marques como principal nome.
Segundo o repórter Eduardo Gabardo, Rui Costa, convidado por Fábio Koff para assumir como diretor executivo em 2012, também conta com boa avaliação de Paulo Caleffi. Ex-vice de futebol na gestão de Alberto Guerra, o candidato anunciou que, se eleito, terá os ídolos Danrlei e Maicon no departamento de futebol.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
As negociações com Rui Costa, no São Paulo desde 2021, devem avançar após o término do Campeonato Brasileiro, em 7 de dezembro. Com passagens por Chapecoense, Athletico-PR e Atlético-MG, o dirigente foi o responsável por montar o elenco são-paulino campeão da Copa do Brasil de 2023.
Além de Rui Costa, Paulo Pelaipe, atualmente no Cruzeiro e com passagem pelo Grêmio, também recebe boa avaliação. Desde o início da gestão de Alberto Guerra, em 2023, o cargo de executivo de futebol é ocupado por Luís Vagner Vivian. Alvo de fortes críticas da torcida pelo desempenho no triênio, o dirigente não seguirá na próxima temporada.