O lado humano de Roger Machado e o papel da torcida do São Paulo: a melhor solução é vaiar? | OneFootball

O lado humano de Roger Machado e o papel da torcida do São Paulo: a melhor solução é vaiar? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·22 de abril de 2026

O lado humano de Roger Machado e o papel da torcida do São Paulo: a melhor solução é vaiar?

Imagem do artigo:O lado humano de Roger Machado e o papel da torcida do São Paulo: a melhor solução é vaiar?

Opinião do colaborador Jefferson Nogueira*

Em meio à pressão e às vaias, é preciso olhar para algo que o futebol muitas vezes ignora: o lado humano.


Vídeos OneFootball


O técnico Roger Machado vive um momento delicado no São Paulo. E sim, há críticas justas: o time ainda não tem um padrão claro, oscila e, em alguns momentos, os resultados ficaram abaixo do esperado.

Mas também não é um trabalho sem respostas. Houve vitórias, reação em alguns jogos e time venceu na Copa do Brasil após bater o Juventude por 1 a 0, perdendo uma enxurrada de gols.

Agora, uma coisa precisa ser dita: vaiar antes da bola rolar é contraproducente. Isso não atinge só o técnico — atrapalha o time inteiro, aumenta a ansiedade e dificulta qualquer reação.

Mesmo assim, Roger não se esconde. Reconhece erros, respeita o torcedor tricolor e deixou claro após as vaias: não vai desistir.

E há outro ponto importante: a troca que trouxe Roger, com a saída de Crespo, passa por decisões da diretoria, especialmente de Rui Costa. Roger não tem culpa desse cenário. Ele assumiu o problema.

No fim, ele segue pressionado — com motivos —, mas também firme, tentando responder dentro de campo.

* Jefferson Nogueira é jornalista e atua desde 2005 no Esporte Por Esporte, tradicional programa da Baixada Santista. Criador do canal “Futebol é bom e eu gosto” no YouTube. Você encontra ele no Instagram, TikTok (@jeffnogueira84) e X (@jeff_nogueira84).

Saiba mais sobre o veículo