oGol.com.br
·01 de agosto de 2025
O novo polo do futebol na Europa: Estrelas escolhem jogar na Turquia

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·01 de agosto de 2025
Um atacante de 26 anos, artilheiro recente de uma liga top-5 europeia e cobiçado por muitos dos clubes gigantes do mundo. Esse é Victor Osimhen. Na atual janela de transferências, o jogador surpreendeu ao expressar fortemente o seu desejo de ser comprado pelo...Galatasaray. O destino incomum para um dos melhores centroavantes do mundo é só um exemplo de como o futebol da Turquia se organiza para a Superliga figurar entre as grandes ligas do mundo.
Osimhen já estava no Galatasaray, onde atuou por empréstimo na última temporada após entrar em rota de colisão com a diretoria do Napoli. À época, a transferência tinha uma explicação melhor, já que o jogador não seria aproveitado pelo clube italiano e a janela de transferências estava fechada nos demais países. O nigeriano marcou 37 gols em 40 jogos e levou o Gala a mais um título da Liga Turca.
Mas Osimhen não está sozinho quando falamos de grande estrelas no futebol turco. Galatasaray e o seu rival Fenerbhaçe demonstram força no mercado da bola para atrair grandes jogadores. O próprio nigeriano foi comprado pela incrível bagatela de 75 milhões de euros, na maior transferência da história de um clube da Turquia.
Atual tricampeão seguido do Campeonato Turco, o Galatasaray monta um elenco capaz de alcançar voos mais altos na competições internacionais, como a Liga dos Campeões, em que não passa da fase de grupos desde 2014. Na Liga Europa, desde que conquistou o título no ano 2000, sequer conseguiu ir além das oitavas de final.
Para isso, o Galatasaray não tem somente Osimhen e garantiu a contratação de Leroy Sané. Mesmo sem estar no seu melhor momento no Bayern de Munique, o alemão ainda tem 29 anos e capacidade para desequilibrar em grandes ligas. Sané chegou ao Galatasaray "de graça", depois de não renovar seu contrato com os bávaros.
Além de Osimhen e Sané, o elenco do Galatasaray ainda com nomes como Davinson Sánchez, ex-Tottenham, Lucas Torreira, ex-Arsenal, além dos atacantes Icardi e Álvaro Morata Outro destaque é o meio-campista brasileiro Gabriel Sara.
Mas atrair essas grandes estrelas não é tarefa fácil e o grande trunfo do Galatasaray é pagar altos salários. Osimhen, por exemplo, vai receber 15 milhões de euros líquidos por temporada, com um bônus de fidelidade de um milhão de euros e uma taxa de direitos de imagem de cinco milhões de euros. Sané recebe 9 milhões de euros por temporada, mais 3 milhões de euros líquido como "bônus de fidelidade".
Sob o comando de José Mourinho, o Fenerbahçe tenta acompanhar o crescimento do Galatasaray e também tem se destacado por grandes investimentos recentes, ainda que com cifras menos milionárias do que as do rival.
Somente nesta janela de transferências, o Fenerbahçe anunciou as compras em definitivo de Amrabat, ex-United, e Skriniar, ex-PSG, que estavam no clube por empréstimo. Além disso, o lateral Nelson Semedo e o centroavante Jhon Durán foram contratados.
Outros jogadores de destaque no futebol europeu e que estão no Fenerbahçe são o goleiro Livakovic, titular da Croácia, o zagueiro Söyüncü e o meia brasileiro Fred ex-United. Na frente, Anderson Talisca chegou no clube há 6 meses e contribuiu com 12 gols em 23 jogos.
A principal contratação da temporada foi justamente Durán, que se destacou no Aston Villa e foi comprado pelo Al Nassr por incríveis 77 milhões de euros. Após seis meses e 12 gols marcados, ele foi emprestado para o Fenerbahçe, que pagou uma taxa de 7 milhões de euros. O colombiano de 21 anos tem tudo para ser um forte concorrente de Osimhen pela artilharia.
Para o Fenerbahçe, que é 19 vezes campeão turco, o foco está em reconquistar o topo do país, já que não é campeão da Liga Nacional desde 2014. Neste período ficou com o vice-campeonato seis vezes, mesmo em 2023/24, quando fez 99 pontos e viu o Galatasaray pontuar 102, reforçando ainda o equilíbrio na luta pelo título de um liga cada vez mais atrativa.