Obed Vargas: a história do menino do Alasca que virou reforço do Atlético de Madrid | OneFootball

Obed Vargas: a história do menino do Alasca que virou reforço do Atlético de Madrid | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·03 de fevereiro de 2026

Obed Vargas: a história do menino do Alasca que virou reforço do Atlético de Madrid

Imagem do artigo:Obed Vargas: a história do menino do Alasca que virou reforço do Atlético de Madrid

O Alasca sempre foi um dos lugares mais fascinantes do planeta. Maior Estado em área territorial dos Estados Unidos, com o dobro do tamanho do segundo maior (Texas), tem 84% do território "inabitado" devido as suas condições extremas. Proporciona fenômenos únicos: no verão, por exemplo, há cidades em que o sol permanece visível durante 24 horas por dia, devido à sua localização. Em cidades como Fairbanks, por exemplo, já foram registradas temperaturas negativas de -66 °C. Quem diria que no meio de um clima extremo, no meio de uma população de pouco mais de 730 mil habitantes em uma área de 1,723,337 km², haveria o espaço para o surgimento de uma promessa que se tornou, nesta semana, o novo reforço do Atlético de Madrid

Obed Vargas nasceu em Anchorage em 05 de agosto de 2005, e tem raízes mexicanas. A cidade é a mais populosa do Alasca, com pouco menos de 300 mil habitantes, e a única do Estado a formar jogadores para a Major League Soccer.


Vídeos OneFootball


Obed Vargas sempre foi incentivado pela família a jogar futebol. Tanto que seus irmãos, Abad e Marisol Vargas, também começaram a jogar no Cook Inlet S.C, academy local que é referência na formação de jogadores na região. Abad, atleta 08, está nas divisões de base do Seattle Sounders, atualmente no time sub-15. Ele já foi convocado pelas seleções de base do México. Marisol jogou na Universidade de Saint Mary, onde assumiu posteriormente como assistente técnica. 

Obed, antes do irmão, se mudou para Seattle em 2019, com apenas 14 anos, para jogar na academy do Seattle. Sempre pulou etapas. Já era monitorado por scouts da federação estadunidense, e fez parte de todos os times da base, do sub-15 ao sub20. Mas também era bem avaliado no México, e os laços com a família talvez tivessem pesado para os irmãos nesse sentido. 

Com apenas 15 anos, Obed Vargas foi lançado no time do Tacoma Defiance, que funcionou como uma espécie de time B do Seattle, na USL Championship. No mesmo ano de 2021, se tornou o quatrto jogador mais jovem a atuar na Major League Soccer, com 15 anos e 351 dias, atrás apenas de Freddy Adu (14 anos e 306 dias), Alphonso Davies (15 anos e 257 dias) e Matai Akinmboni (15 anos e 328 dias). Depois todos acabaram superados por Cavan Sullivan, do Philadelphia Union. 

Quando estreou na MLS, Vargas se tornou, também, o terceiro jogador de toda a história do Alasca a atuar na liga. Os outros dois também são de Anchorage: Ely Allen fez 12 jogos pelo L.A Galaxy em 2008 e o goleiro Hunter Sulte havia feito dois jogos pelo Portland Timbers naquela temporada. 

Se Allen e Hunter não vingaram na liga (o goleiro jogou por duas temporadas a USL Championship e retornou no início de 2026 para o Portland Timbers), Obed Vargas deixou a MLS com apenas 20 anos somando 100 jogos na liga. Em 2024, se tornou o segundo jogador do Alasca, depois de Allen, a marcar um gol na liga, ao anotar um tento contra o Philadelphia Union

A jovem promessa tem números consistentes desde 2022. Naquela temporada, fez 21 jogos, 13 como titular, e ajudou o Seattle a encerrar a hegemonia mexicana na Concacaf Champions League com vitória sobre o Pumas, na decisão. 

A experiência foi especial para o meia, já que seu pai, também de nome Obed, é mexicano e chegou a atuar nas divisões de base do Atlético Morelia. O filho foi mais longe... 

Ainda em 2022, disse que sempre sonhou, "quando criança", em defender a seleção mexicana. Sempre foi observado por olheiros de La Tri, apesar de defender as seleções de base dos Estados Unidos. Em 2023, Obed esteve com a seleção estadunidense no Mundial sub-20. 

Em 2024, porém, Obed Vargas realizou o sonho do pai. Estreou pela seleção principal do México em amistoso contra... Os Estados Unidos. Vitória por 2 a 0. O jovem meia voltou a ser convocado recentemente, participando de amistosos contra Uruguai (em novembro) e Panamá (no último mês de janeiro). 

Após a temporada mais influente pelos Sounders, com 6 gols e 2 assistências em 41 jogos, e com a expectativa de jogar a primeira Copa do Mundo pelo México, Obed Vargas ganhou a grande chance da carreira: a de defender o Atlético de Madrid. O menino do Alasca com raízes mexicanas agora vai brilhar em uma das principais ligas do mundo... 

Saiba mais sobre o veículo