Os cenários para o Atlético-MG chegar às semifinais do estadual | OneFootball

Os cenários para o Atlético-MG chegar às semifinais do estadual | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·26 de janeiro de 2026

Os cenários para o Atlético-MG chegar às semifinais do estadual

Imagem do artigo:Os cenários para o Atlético-MG chegar às semifinais do estadual

No último domingo (25), o Atlético-MG recebeu o Cruzeiro, seu maior rival, na Arena MRV, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. Kaio Jorge abriu o placar para colocar o Cabuloso na frente, mas Bernard e Hulk foram os heróis do Galo, deixaram os seus e garantiram a virada atleticana por 2 x 1. Vencer o rival não só marcou a vitória no primeiro clássico do ano, mas também a primeira vitória do Atlético desde que o Mineirão começou.

Apesar da vitória, a peleja atleticana para sonhar com a semifinal do campeonato continua dura. Atualmente, o Galo ocupa a 3ª colocação do grupo A, com 7 pontos, empatado com o Democrata, que ocupa a 2ª colocação por ter mais vitórias que o Atlético.


Vídeos OneFootball


Segundo o próprio regulamento do Campeonato Mineiro, estes são os critérios de desempate: I – Maior número de vitórias; II – Maior saldo de gols; III – Maior número de gols pró; IV – Confronto direto; V – Menor número de cartões vermelhos recebidos; VI – Menor número de cartões amarelos recebidos; e VII – Sorteio público na sede da FMF.

Cenário 1: garantir a liderança do grupo A

Esse cenário é extremamente difícil, mas, por incrível que pareça, não é impossível. Para garantir a classificação à semifinal do Campeonato Mineiro como líder do Grupo A, o Galo precisa vencer todos os jogos e ainda torcer por tropeços da URT, atual líder com 11 pontos.

Ou seja, se a URT fizer no máximo quatro pontos nessas três rodadas e o Atlético conseguir vencer todos os confrontos restantes, a vantagem é do Galo. Dadas as circunstâncias, é um cenário difícil, mas matematicamente possível.

Cenário 2: focar em garantir o melhor 2º lugar da competição

Esse cenário já é um pouco mais realista e representa o caminho mais fácil para o Atlético-MG carimbar sua vaga na semifinal do Campeonato Mineiro. Primeiramente, o Galo precisa ultrapassar o número de vitórias do Democrata.

Posteriormente, precisa focar em ter a melhor campanha de 2º lugar da competição, já que os outros classificados às semifinais são os primeiros colocados de cada grupo. Hoje, os prováveis segundos são o Pouso Alegre, com 7 pontos no Grupo B, e o Cruzeiro, com 6 pontos no Grupo C. Como a diferença não está absurda, o Galo se classifica se chegar a 13 ou 14 pontos e torcer para que os rivais dos outros grupos não disparem na tabela.

Caso continue empatando os próximos jogos e faça menos de 5 pontos nas três últimas rodadas, o sonho de primeiro título do ano para o Atlético-MG termina por aqui.

O próximo compromisso do Galo é nesta quarta-feira (28), pela sua estreia pelo Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras. A partida acontece na Arena MRV e está marcada para às 19h (de Brasília).

Saiba mais sobre o veículo