MundoBola
·12 de dezembro de 2025
Oscar decide se aposentar e São Paulo articula para mantê-lo no clube

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·12 de dezembro de 2025

Contratado nesta temporada para ser a referência técnica do São Paulo, o meia Oscar irá se aposentar depois de um episódio de síncope vasovagal. O jogador conversou com pessoas próximas e tomou a decisão de encerrar a carreira como atleta de futebol.
A informação foi divulgada pelo jornalista André Hernan, durante o programa 'Fala a Fonte', da ESPN. O meio-campista desmaiou durante exames de rotina realizados no CT da Barra Funda no dia 11 de novembro e foi internado no Hospital Albert Einstein. O episódio foi decisivo para a aposentadoria de Oscar.
Ainda segundo a notícia, a diretoria do São Paulo estuda a ideia de ter o meia trabalhando nos bastidores do clube na próxima temporada. Com contrato até o final de 2027, Oscar chegou a participar de atividades no centro de treinamento.
Problema sofrido pelo jogador durante uma sessão de exames, a síncope vasovagal é uma perda transitória de consciência relacionada a uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
O episódio pode acontecer por inúmeras situações: estresse, dor ou calor. Dessa forma, com a insuficiência de fluxo sanguíneo chegando ao cérebro, o meio de proteção é o desmaio, sintoma que causou o problema sofrido por Oscar no centro de treinamento do São Paulo.
Como informou a ESPN, pessoas próximas ao jogador relataram que a cena de desmaio de Oscar foi intensa, e que o atleta perdeu o pulso por 50 segundos.
Convivendo com problemas físicos, Oscar foi pouco acionado na temporada. O jogador deixou o futebol chinês ao final de 2024 e escolheu o São Paulo, clube que o revelou, para o retorno ao Brasil.









































