MundoBola
·08 de janeiro de 2026
Pablo Lúcio: entenda o cenário que pode abrir espaço para joia do Flamengo em 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·08 de janeiro de 2026

Joia das categorias de base do Flamengo, Pablo Lúcio estará no elenco formado por Garotos do Ninho que disputará o início do Campeonato Carioca. O cenário pode ser favorável ao meio-campista, que tem chances de receber mais oportunidades no time profissional em 2026.
O atleta de 18 anos é bem avaliado pela torcida rubro-negra, que tem a expectativa de que Filipe Luís utilize o jovem com maior frequência nesta temporada. Diante de alguns cenários atuais no Mais Querido, o MundoBola Flamengo explica por que o Cria da Gávea pode ser aproveitado neste início de ano.
Atualmente, no meio-campo, o Flamengo conta as seguintes opções: Pulgar, Jorginho, Evertton Araújo, Allan, Saúl e De La Cruz. Alguns desses atletas vivem situações que podem abrir espaço para Pablo Lúcio no elenco.
Com um problema no calcanhar esquerdo, o meia passará por um procedimento cirúrgico na Espanha e deve desfalcar o Flamengo por até três meses. Dessa forma, Saúl Ñíguez deve estar à disposição apenas entre março e abril.
O espanhol perderá jogos decisivos devido à lesão, como a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana. Além disso, o jogador não poderá atuar no Campeonato Carioca e no início do Brasileirão.
Nesta terça-feira (7), o uruguaio realizou um procedimento regenerativo no joelho esquerdo, que consistiu na retirada de sangue do quadril para aplicação no local. A técnica visa estimular a recuperação dos tecidos.
Embora o procedimento não afaste De La Cruz do início da temporada, o meia convive com diversas lesões desde 2024. Na última temporada, o atleta chegou a atuar no sacrifício, utilizando proteções no local.
Com isso, é natural que o Flamengo adote um controle de carga com o uruguaio ao longo da temporada, o que pode abrir espaço para Pablo Lúcio na equipe profissional.

De la Cruz e Saúl em treino do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Sem espaço no Flamengo, Allan está próximo de ser emprestado ao São Paulo. No entanto, a ida do volante ao clube só deve ser sacramentada - ou não - após o dia 14 de janeiro, quando o Conselho Deliberativo do Tricolor votará o pedido de impeachment do presidente Julio Casares.
Vale destacar que o Rubro-Negro tem interesse na contratação de Marcos Antônio, mas qualquer negociação pelo meia só deve acontecer após a votação. O time paulista deseja uma oferta relevante, já que exerceu a opção de compra do atleta junto à Lazio por 4,2 milhões de euros (cerca de R$ 26,3 milhões).
Atualmente, não há nenhum problema com a dupla titular da volância do Flamengo. Contudo, Jorginho (34) e Erick Pulgar (31) têm idade elevada, especialmente o ítalo-brasileiro - que também deve passar por um controle de carga em 2026.
Dessa forma, o Campeonato Carioca será fundamental para Pablo Lúcio mostrar à torcida que pode ser utilizado no elenco profissional do Flamengo. Além disso, o volante também busca convencer Filipe Luís, que treinou o jovem no Sub-17.
O Rubro-Negro estreia no Campeonato Carioca neste domingo (11), contra a Portuguesa, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Mais Querido utilizará uma equipe alternativa, composta por jogadores da base, durante as três primeiras rodadas do Estadual.

Pablo Lúcio, do Flamengo, com a taça da Supercopa - Foto: Divulgação/Flamengo
A equipe principal do Flamengo deve voltar a campo somente no dia 21 de janeiro, contra o Vasco, em confronto válido pela quarta rodada. Caso apresente um bom desempenho até lá, Pablo Lúcio pode receber oportunidades no time profissional.
Em maio de 2025, o Flamengo renovou contrato com Pablo Lúcio até o fim de 2030. A multa rescisória do meia foi fixada em 50 milhões de euros (R$ 313,6 milhões na cotação atual).









































