Nosso Palestra
·18 de outubro de 2025
Palmeiras tenta quebrar tabu diante do Flamengo no Maracanã

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·18 de outubro de 2025
O Palmeiras encara o Flamengo neste domingo (19) no Maracanã e tenta manter a vantagem na liderança do Brasileirão. De quebra, tenta colocar ponto final em um tabu de quase dez anos sem vencer o rival carioca no estádio.
A equipe palestrina não vence o rival no estádio desde 2015. A última vez que o Verdão venceu o Flamengo no local foi em dezembro de 2015, pela última rodada do Brasileirão daquele ano: 2 a 1, com gols de Dudu e Vitor Hugo para o Verdão, e Pará, para o carioca. Desde então, são cinco vitórias flamenguistas e quatro empates.
A escalação da vitória por 2 a 1 em 6 de dezembro de 2015 teve Fábio; Lucas Taylor, Vitor Hugo, Leandro Almeida e João Paulo; Amaral e Matheus Sales; Allione (Kelvin), Dudu e Zé Roberto (Juninho); Alecsandro (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.
Veja por onde estão cada jogador daquela vitória:
Apesar do desempenho abaixo do Verdão no estádio, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram em duas finais nos últimos cinco anos, com duas taças para o lado palmeirense: Libertadores (2021), em Montevídeu, no Uruguai, e na Supercopa do Brasil (2023), em Brasília, no Mané Garrincha.
Veja os últimos Flamengo x Palmeiras no Maracanã:
No retrospecto recente Rubro-Negro leva vantagem. Nos últimos dez jogos, independente do estádio, são três vitórias do Flamengo, duas do Palmeiras e cinco empates. A última vitória do Verdão foi em agosto de 2024, na Copa do Brasil, no Allianz Parque – o Verdão foi eliminado no agregado.
Na última vez em que esteve no Maracanã, levando em consideração todo adversário, o Palmeiras derrotou o Fluminense, em julho, pelo placar de 2 a 1.
O triunfo também marcou um incômodo tabu no Maracanã. A equipe palestrina não vencia no estádio (levando em consideração qualquer adversário) desde a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, na final da Libertadores de 2020, em 30 de janeiro de 2021. Na ocasião, Breno Lopes marcou já nos acréscimos sacramentando a vitória por 1 a 0 do Verdão.
De lá para cá foram 10 partidas sem vencer, atuando contra Flamengo, Fluminense e Vasco. O tabu foi quebrado nesta quarta-feira com os gols de Maurício e Vitor Roque, que viraram a partida após a equipe sair perdendo com um gol de pênalti de Germán Cano.
Ao vivo
Ao vivo