MundoBola
·16 de janeiro de 2026
Paquetá pode integrar lista com mais de 20 ex-companheiros que Filipe Luís já treinou no Flamengo; veja

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·16 de janeiro de 2026

Nesta sexta-feira (16), Filipe Luís pode receber uma boa notícia sobre a possibilidade de Paquetá retornar ao Flamengo. O Rubro-Negro terá uma reunião com o West Ham visando à concretização da volta do meia.
Dessa forma, o técnico do Mengão poderá ter a oportunidade de treinar mais um ex-companheiro de vestiário. O MundoBola Flamengo traz a lista completa dos jogadores com quem o ex-lateral atuou e que são ou já foram comandados por ele.
Lucas Paquetá jogou apenas duas vezes com Filipe Luís em campo, em amistosos da Seleção Brasileira em 2019, contra Catar e Estados Unidos. Ao todo, ambos atuaram juntos por apenas 27 minutos.
A dupla esteve no elenco do Brasil campeão da Copa América de 2019, mas não atuou junta em campo. Após o título, o Cria da Gávea presenteou o então lateral com o Manto Sagrado.

Alex Sandro, Filipe Luís, Paquetá e Gabriel Jesus durante treino na Seleção Brasileira -Foto: Buda Mendes/Getty Images
Meses depois, Filipe Luís foi contratado pelo Flamengo após o término de seu contrato com Atlético de Madrid e iniciou sua trajetória de sucesso pelo clube do coração.
Caso Paquetá seja contratado pelo Rubro-Negro, Filipe Luís terá em seu elenco um jogador capaz de exercer diversas funções em campo. O Garoto do Ninho se destaca pela versatilidade desde os tempos de Flamengo e aprimorou essa característica ao longo de sua trajetória no futebol europeu.
O atleta pode atuar em todas as posições do meio para frente, e o MundoBola Flamengo explica cada função que o meia poderia exercer no Mais Querido:
Paquetá poderia atuar com facilidade ao lado de Jorginho e Pulgar - ou até mesmo no lugar deles. O Cria da Gávea agregaria ainda mais dinâmica e qualidade ao meio-campo do Mengão.
A posição atualmente ocupada por Arrascaeta no Flamengo pode ser uma das alternativas utilizadas por Filipe Luís. A temporada será longa e, na ausência do uruguaio, o meia poderia atuar no setor, mantendo a qualidade e o poder de fogo do Rubro-Negro no ataque.

Paquetá comemorando gol pelo West Ham - Foto: Mike Hewitt/Getty Images
Caso opte por escalar os principais jogadores em campo, Filipe Luís certamente deve utilizar Paquetá na meia-direita, em função semelhante à exercida por Gerson nas temporadas 2024 e 2025.
Outra posição em que o jogador atua desde os tempos de Flamengo é a meia-esquerda. No setor, Samuel Lino, Carrascal e Cebolinha são as principais opções, mas o Cria da Gávea seria mais uma alternativa para o técnico.
O fato de Paquetá também atuar como um camisa 9 de mobilidade reforça a versatilidade que o jogador pode oferecer ao time de Filipe Luís. Vale destacar que o Rubro-Negro busca um atacante para disputar posição com Pedro, e o Garoto do Ninho pode "quebrar um galho" na função.
Ao vivo









































