MundoBola Flamengo
·22 de dezembro de 2024
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Patrocinador do Flamengo desde 2020, o banco BRB precisou lidar com um número muito maior de acessos do que previa quando fechou com o Mais Querido. Sem esperar a avalanche de acessos possibilitada pela torcida rubro-negra, a empresa precisou recorrer até a uma empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI).
O assunto veio à tona em entrevista do apresentador Marco Aurélio Souza ao podcast Tomando Uma. Nela, o jornalista relatou a história contada por um amigo, que trabalha justamente em uma empresa de TI contratada pelo BRB — e é especialista em resolver problemas.
“Vou contar uma história para vocês, rapidinho, para verem o tamanho do Flamengo, vocês que odeiam o Flamengo. Eu tenho um grande amigo em Porto Alegre que trabalha em uma empresa de TI que só resolve pepino. Quando uma grande empresa está com problema na plataforma, no site, no tráfego pago, chama essa empresa dele", explicou.
"É um socorro. Aí, aquele banco regional de Brasília, o BRB, resolveu ir para a camisa do Flamengo. Fizeram um baita investimento”, destacou.
O impacto do acordo com o Flamengo, entretanto, trouxe um retorno muito além do que o banco esperava. Segundo o jornalista, a meta estipulada pela empresa para os dois anos seguintes acabou quadruplicada — e em apenas seis meses.
“Os caras tinham a ideia de, em dois anos, conseguirem 500 mil acessos para o banco, para qualquer tipo de coisa do banco. A meta para dois anos: 500 mil acessos. Em seis meses, chamaram a empresa do meu amigo: eles tinham batido dois milhões. Ou seja, só porque estavam na camisa do Flamengo”, completou Marco Aurélio.
De contrato firmado até abril de 2026, o banco BRB paga R$ 25 milhões por ano para estampar a omoplata da camisa rubro-negra. A empresa chegou a deter o espaço principal do Manto, mas a PixBet passou a ocupar o posto em 2024. Assim, a marca foi movida para outra área do uniforme.
Entretanto, os R$ 25 milhões pelo patrocínio não são todo o valor que o BRB vai pagar para o Flamengo. O banco de Brasília também vai desembolsar um mínimo de R$ 15 milhões por ano nas próximas cinco temporadas pelo uso da marca do Flamengo em seus produtos. Se o contrato de patrocínio não for renovado depois de março de 2026, o valor anual salta para R$ 25 milhões.
Ou seja, o Flamengo vai receber pelo menos R$ 80 milhões do BRB nos próximos dois anos e R$ 75 milhões nos três anos seguintes, totalizando R$ 155 milhões garantidos.
Arte: Lucas França/MundoBola Flamengo