Esporte News Mundo
·30 de julho de 2026
Pedro Emanuel valoriza vitória em São Januário e elogia elenco: “o mérito é todo deles”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·30 de julho de 2026

O Vasco está entre os 16 melhores da Copa Sul-Americana. Depois de deixar tudo igual em 2 a 2 no confronto de ida, disputado na Colômbia, a equipe cruz-maltina fez o dever de casa nesta quarta-feira (29), venceu o Independiente Medellín por 1 a 0 em São Januário e confirmou a classificação para as oitavas de final da competição continental.
Com o resultado, o clube carioca terá pela frente o Olimpia, do Paraguai, na próxima fase do torneio.Além de garantir a permanência na disputa internacional, o triunfo representou um importante passo para recuperar a confiança da equipe em meio à temporada.
O Vasco conseguiu apresentar maior consistência defensiva e controlou boa parte da partida diante de um adversário experiente, que iniciou a competição na Libertadores e chegou aos playoffs da Sul-Americana.
Após o apito final, o técnico Pedro Emanuel valorizou a atuação coletiva da equipe e destacou o comportamento dos jogadores durante os 90 minutos. Para o comandante, o desempenho foi determinante para a conquista da vaga.
“Importante para nós esta vitória, mas mais do que isso foi a competência que tivemos. Era mata-mata, em casa. Fizemos acima de tudo um jogo muito competente. No início de jogo é normal, quando não ganhamos há algum tempo, que haja alguma insegurança e momentos de dúvida, principalmente quando se erra. Mas a equipe foi muito forte nesse sentido: soube recuperar, mostrou reação. O jogo tem 90 e muitos minutos. Tem muito tempo, e temos que saber gerir, principalmente a nível mental. Fomos crescendo com o jogo, os números mostram isso, fomos superiores a uma equipe que veio da Libertadores. Não era uma equipe qualquer, era uma equipe de qualidade, com um treinador novo, mas com qualidade individual.“
O treinador também ressaltou que o Vasco conseguiu atingir dois objetivos importantes durante o confronto: voltar a vencer e, pela primeira vez em uma sequência recente, terminar uma partida sem sofrer gols.
“Conseguimos fazer duas coisas importantes para nós. Nos últimos nove jogos, só em um não tínhamos sofrido gols, e sabíamos que tínhamos que ser muito competentes para poder passar sem sofrer gols, e foi o que aconteceu hoje. Depois, voltarmos às vitórias e passarmos. Sabemos que temos que melhorar, mas hoje continua a nossa caminhada. No último jogo em casa, contra o Mirassol, estivemos muito próximos de vencer, também crescendo no jogo. Nos falta alguma serenidade para tomar decisões nos últimos 20 metros, principalmente dentro da área. Há muita ansiedade, queremos finalizar rápido no gol, mas isso faz parte do nosso momento. Mais do que tudo, estou satisfeito porque cumprimos um objetivo de seguir em frente.“
Mesmo comemorando a classificação, Pedro Emanuel deixou claro que o trabalho no Vasco ainda está em construção. Segundo o treinador, a equipe tem potencial para evoluir principalmente na maneira de transformar a posse de bola em oportunidades ofensivas mais efetivas, sem abrir mão da intensidade na recuperação da bola.
O português destacou que o elenco vem assimilando as ideias propostas pela comissão técnica e elogiou o comprometimento apresentado pelos atletas durante o duelo decisivo, atribuindo aos jogadores o principal mérito pela vitória.
“Eu quero tornar essa posse de bola mais objetiva, e a transição ofensiva faz parte do jogo. Temos muitos jogadores com capacidade de levar a bola para a frente com espaço. Nestes dois últimos jogos não tem sido tão possível, mas faz parte de um momento de jogo que nós também queremos aproveitar. Tal como a transição defensiva, se repararmos hoje mais uma vez, fomos fantásticos na recuperação, porque os jogadores estão comprometidos. Por isso é que eu disse que esta é uma vitória muito grande deles, muito menos minha, mas deles. Mudaram a sua atitude mental, a forma como veem aquilo que é preciso ser feito e fazem. Por isso mesmo, acho que o mérito é todo deles, do grupo, que merece esta vitória e que merece este carinho.
A vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana chega em um momento importante da temporada cruz-maltina. Além de seguir vivo na competição continental, o Vasco agora muda o foco para outra decisão eliminatória, desta vez pela Copa do Brasil.
O próximo compromisso será já neste sábado (1º), às 17h30 (horário de Brasília), quando o cruzmaltino inicia a disputa das oitavas de final contra o Fluminense.
O clássico marcará o primeiro de dois confrontos entre os rivais, ambos programados para o Maracanã. A partida de volta acontecerá na quarta-feira, dia 5 de agosto, às 21h30.
Embalado pela classificação internacional e buscando manter a evolução demonstrada diante do Independiente Medellín, o Vasco tenta transformar o bom momento em sequência positiva para seguir competitivo também no cenário nacional.
A expectativa da comissão técnica é que o desempenho apresentado na Sul-Americana sirva como ponto de partida para consolidar a recuperação da equipe nas próximas semanas.







































