90min
·11 de outubro de 2025
Por que a final da Copa Libertadores 2025 pode mudar de sede?

In partnership with
Yahoo sports90min
·11 de outubro de 2025
Semanas após anunciar mudança importante em relação ao palco da final da Sul-Americana, a Conmebol encara novo desafio nos bastidores e avalia trocar a sede da grande decisão da Libertadores. A princípio, o embate mais aguardado da temporada na América do Sul será no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. Porém, o cenário político do país gera preocupação na direção da entidade.A possibilidade de a final da Libertadores não ser em Lima surgiu diante da crise política que afeta o Peru. Segundo o jornalista Marcel Rizzo, do Estadão, a Conmebol vai enviar uma comitiva à capital peruana na terça-feira que se aproxima, 14, para observar in loco a situação e, então, entender se existem garantias para a realização da decisão da copa. Uma mudança não está descartada.
Dina Boluarte foi destituída da Presidência do Peru / Franklin Jacome/GettyImages
Em meio à onda de violência no país, o Congresso do Peru aprovou, na madrugada de sexta-feira (10), a destituição de Dina Boluarte do cargo de presidente da República. A partir daí, a Conmebol passou a monitorar com atenção o cenário político de incertezas no solo peruano e a considerar uma mudança em relação ao palco da final da Libertadores.
A Conmebol trabalha com cautela, mas pretende bater o martelo antes da conclusão das semifinais. Os jogos decisivos serão nas duas últimas semanas deste mês. Ou seja, é provável que uma decisão seja tomada ainda em outubro. Flamengo x Racing e LDU x Palmeiras fazem os duelos das semis da competição.
Embora ainda não tenha tomado uma decisão, a Conmebol pode levar a final da Libertadores para Assunção, ainda conforme apuração da fonte citada. A opção está na mesa. Vale notar que a finalíssima da Sul-Americana, que seria no Estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, já mudou para o Paraguai. O estádio ainda não foi confirmado, mas o jogo será em 22 de novembro.A Conmebol, assim como fez antes de mudar o local da final da Sula, já emitiu nota garantindo que nada mudou em relação à decisão da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro.