ecbahia.com
·11 de dezembro de 2025
Precisa melhorar! Bahia pontuou menos fora de casa do que times rebaixados

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·11 de dezembro de 2025

O Bahia conquistou a vaga na Pré-Libertadores em 2025, mas os números finais do Campeonato Brasileiro revelaram um ponto crucial que precisa de atenção para 2026: o desempenho como visitante. A classificação do Esquadrão fora de casa ficou bem abaixo do esperado, com a equipe somando apenas 15 pontos em 19 jogos.
O desempenho ruim em jogos longe da Arena Fonte Nova fez o Bahia terminar a Série A com menos pontos do que dois times rebaixados, além de ter o mesmo número de vitórias que outra equipe que caiu de divisão. O Tricolor de Aço encerrou a competição na 15ª posição na tabela de classificação como visitante.
A performance do Bahia fora de Salvador foi inferior à de equipes que acabaram rebaixados à Série B ou semelhante a de times que lutaram contra o Z-4 durante todo o campeonato.
O Esquadrão somou 15 pontos, fruto de 3 triunfos, 6 empates e 10 derrotas; aproveitamento inferior a 27% dos pontos disputados.
Comparação com times rebaixados:
A campanha tricolor fora de casa também teve números semelhantes aos de times como Internacional e Vitória, que lutaram contra o Z-4 até o último minuto, e ao Atlético-MG, que fez uma campanha abaixo do que se esperava. Todos eles venceram dois a três jogos fora de casa.
O aproveitamento do Tricolor de Aço como visitante foi de apenas 26,32%, o que destaca a dependência do time em atuar na Arena Fonte Nova para conquistar seus resultados.
Outro fator que aponta para a enorme fragilidade da equipe de Rogério Ceni fora de casa foram os quatro empates contra os times rebaixados como visitante.
O Bahia sofreu para empatar com Fortaleza e Ceará (saindo atrás do placar nas duas partidas) e levou pressão do Juventude. Foram três empates em 1 a 1.
Contra o Sport, o Tricolor não marcou um gol na Ilha do Retiro, em um empate por 0 a 0.
Enquanto o Bahia foi o 7º pior visitante, todos os seis primeiros colocados do Brasileirão tiveram exatamente as seis melhores campanhas como visitante.
A fragilidade do Bahia como visitante contrasta com a força do time dentro da Arena Fonte Nova. Na reta final da Série A, o técnico Rogério Ceni chegou a destacar a necessidade de a equipe melhorar o desempenho fora de casa para brigar por objetivos maiores, fala que foi reforçada pelo treinador ao cobrar contratações que ajudem na evolução da equipe nesse sentido.
A comissão técnica e o Grupo City terão o desafio de corrigir essa disparidade para a próxima temporada, especialmente na disputa da Pré-Libertadores, onde o time precisará garantir triunfos em jogos eliminatórios e, portanto, o desempenho como visitante terá fator fundamental na busca por vaga na fase de grupos.









































