Gazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025
Análise: Corinthians cumpre metas pensando na Copa do Brasil, mas empate ilustra campanha no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025

Por Thais Bueno
Já com a cabeça nos dois jogos da Copa do Brasil, o Corinthians cumpriu algumas metas importantes no empate em 1 a 1 contra o Juventude, na Neo Química Arena, no último domingo. Entretanto, o resultado deixou um gosto amargo para o torcedor alvinegro e ilustrou o que foi a campanha do Timão nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Pensando nas semifinais, o técnico Dorival Júnior mandou a campo uma escalação totalmente alternativa, com jogadores menos utilizados, como Félix Torres, Charles (improvisado na ala direita), Hugo, Talles Magno e Romero. No gol, o treinador ainda promoveu a estreia do Filho do Terrão Kauê.
Verdade seja dita: são poucas as conclusões a serem tiradas desta partida. A principal delas diz respeito à escalação reserva, que deu indícios do time que pode iniciar a partida de quarta-feira, contra o Cruzeiro. André Luiz ou Maycon devem entrar no meio-campo do 11 inicial, enquanto na zaga, André Ramalho pode assumir a posição, uma vez que João Pedro Tchoca saiu jogando no domingo.
Fato é que o Corinthians, apesar do resultado amargo neste domingo, cumpriu com os objetivos definidos pela comissão técnica. Dorival deu oportunidades a jogadores com menor minutagem, oportunizou garotos da base novamente e contou com o brilho de Kayke e Kauê, e ainda promoveu o retorno de Memphis Depay, dando ritmo de jogo ao holandês antes das semifinais.
O duelo começou bastante brigado no meio-campo, com pouca bola rolando e muitas rebatidas. Os reservas do Corinthians não apresentaram muito pouco diante um já rebaixado Juventude. Com um meio-campo pouco criativo, o Timão precisou abusar dos lançamentos e das bolas esticadas. Em uma das poucas jogadas trabalhadas nos primeiros 15 minutos, Hugo não conseguiu a finalização.
Apesar disso, o Corinthians controlava as principais ações do jogo e a posse de bola. E foi aos 22 minutos que, em uma jogada bem construída, o Timão abriu o marcador. Kayke tocou para Hugo, que devolveu na frente. O Filho do Terrão limpou a marcação do Juventude e invadiu a grande área, rolando para trás. Martínez chegou batendo de primeira e tirou um foguete da cartola, fazendo o primeiro da equipe na Arena.
Depois de ter aberto o placar, o time baixou o ritmo e acabou cometendo faltas perigosas fora da área. No entanto, o Timão sofreu pouco em termos defensivos, uma vez que o Juventude não apresentou nenhum tipo de perigo. Em suma, o primeiro tempo do Alvinegro serviu para duas coisas: trazer indícios da escalação para quarta-feira e dar ritmo a atletas que podem ser utilizados contra o Cruzeiro.
Na segunda etapa, Dorival lançou a campo dois titulares: Raniele e Matheuzinho entraram nas vagas de Carrillo e José Martínez, ganhando ritmo para as semifinais da Copa do Brasil. Com isso, Charles saiu da ala direita e passou a exercer a função de volante.
O Corinthians criou mais uma grande oportunidade, que caiu nos pés de Talles Magno. Igor Formiga vacilou e o atacante alvinegro roubou, ficando cara a cara com Jandrei, mas pareceu indeciso entre bater para o gol ou tocar para Romero. O camisa 43 tomou a decisão de chutar, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
Aos 16 minutos do segundo tempo, Dorival acionou Memphis Depay, recuperado de um edema ósseo no joelho esquerdo. O holandês teve a oportunidade de ganhar minutos já de olho na Copa do Brasil, o que pode ser importante para o Corinthians nos jogos das semifinais. Dar ritmo ao camisa 10 foi mais um objetivo cumprido pelo Timão diante do Juventude.
O Alvinegro aproveitou a fragilidade defensiva do Juventude e criou outras oportunidades ao longo da etapa final, mas pecou no que vem sendo o calcanhar de aquiles do time no Brasileirão: a efetividade. Com isso, nos minutos finais, o Timão foi castigado pelo Juventude, que encontrou espaço em uma jogada de bola aérea e deixou tudo igual no marcador. Os donos da casa até tentaram a reação, mas não conseguiram a virada.
O empate contra o Juventude fez com que o Corinthians terminasse na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos. O Timão foi superado na tabela até mesmo pelo Santos, que brigou contra o rebaixamento até a última rodada. Agora, a equipe alvinegra precisará esquecer a oscilação se quiser ir à final da Copa do Brasil.
Ao vivo









































