Gazeta Esportiva.com
·26 de novembro de 2025
Presidente da CBF ainda não vê calendário ideal para futebol brasileiro: “Mudanças vão progredindo”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 de novembro de 2025

Presidente da CBF, Samir Xaud voltou a afirmar que ainda há espaço para mudanças progressivas no calendário do futebol brasileiro. Em outubro deste ano, a entidade oficializou alterações significativas, como a antecipação dos estaduais e do Campeonato Brasileiro e o aumento de equipes na Copa do Brasil.
Apesar das mudanças, Xaud ainda não se deu por satisfeito e estipulou uma data para que o novo calendário passe a atender e beneficiar todos os clubes do futebol brasileiro,
“Não, ainda não é o ideal. O ideal é que, a partir de 2028, a gente já esteja com um calendário bem mais enxuto e bem mais confortável para todos os clubes brasileiros”, disse o presidente da CBF na última terça-feira, após o evento de lançamento da Copinha de 2026.
Devido à proximidade com a final da Libertadores, a ser disputada neste sábado, Flamengo e Palmeiras, que disputam o título do Brasileirão ponto a ponto, entraram com times alternativos na rodada que poderia definir o campeão – o que não aconteceu, já que o Rubro-Negro carioca empatou e o Verdão perdeu. Samir Xaud, porém, negou qualquer frustração pelo fato das duas equipes terem atuado com equipes mistas.
“Não, não. Acho que as duas equipes têm seus méritos de terem chegado nas finais. Essa questão é muito particular dos clubes, mas acredito que não estão insatisfeitos com a posição em que estão. Nem no Campeonato Brasileiro e nem na Libertadores”, afirmou o dirigente.
Para o campeão da Libertadores, haverá ainda a disputa da Copa Intercontinental da Fifa, que terá início já no dia 10 de dezembro – apenas três dias após a última rodada do Brasileirão, agendada para 7 de dezembro. Questionado se isso geraria incômodo pelo curto tempo de preparação, o presidente da CBF foi sincero na resposta.
“Incomodar… acredito que pode até incomodar, mas já pegamos um calendário formado, o que fizemos foi tentar adaptar da melhor forma possível para os próximos anos, que foram as mexidas que fizemos no calendário nacional. Como eu falei anteriormente, são mudanças que vão progredindo até chegarmos no melhor calendário do futebol brasileiro”, concluiu Samir Xaud.
Samir Xaud marcou presença e subiu ao palco no anúncio dos 32 grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, a maior competição de base do país. O presidente da CBF, inclusive, foi convidado a participar da cerimônia de premiação pelo presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos.
“A CBF é parceira da Copinha já há muito tempo, e nessa nova gestão damos continuidade à essa parceria junto com a FPF sabendo da importância do investimento e do fomento do futebol de base. É uma presença importante para fortalecemos ainda mais a nossa união em prol do futebol de base brasileiro”, avaliou Xaud.
A 56ª edição da Copinha será disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro, em São Paulo (SP), e terá a mesma bola que será utilizada no Paulistão de 2026. A grande final está agendada para o aniversário da cidade de São Paulo. A competição de 2026 reunirá três cidades inéditas e 23 clubes estreantes.
Como nos últimos anos, 128 equipes foram divididas em 32 grupos, com quatro times em cada um – serão mais de 4 mil atletas no torneio de base. Os clubes se enfrentam em turno único, e os dois melhores colocados de cada chave garantem vaga na fase eliminatória.









































