Papo na Colina
·08 de outubro de 2025
Presidente do Flamengo questiona negociação Crefisa-Vasco e insinua compra da SAF: “Isso deveria ser questionado”

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·08 de outubro de 2025
A complexa operação de empréstimo entre o Vasco da Gama e a Crefisa virou alvo de um ataque direto de um de seus maiores rivais. O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), questionou a natureza do acordo. Em reunião de seu Conselho Deliberativo, o dirigente levantou suspeitas sobre as garantias oferecidas pelo Cruz-Maltino e sugeriu que há uma “agenda clara” por trás do negócio.
O ataque de Bap foi uma resposta a críticas que ele vinha recebendo de Leila Pereira, presidente do Palmeiras e dona da Crefisa. O mandatário rubro-negro questionou a lógica do empréstimo de R$ 80 milhões, que tem como garantia 20% das ações da SAF vascaína. Ele declarou:
“E eu não tenho dúvida nenhuma que existe uma agenda muito clara. Gente, a gente está falando desse problema da Libra e a empresa que ela preside emprestou dinheiro para a SAF do Vasco. Quem aqui já pegou dinheiro com instituição financeira na vida? Algum banco pede como garantia as ações do seu negócio que não vai bem ou eles pedem garantia de bens reais? Eu quero a sua casa, eu quero o seu barco, eu quero o seu apartamento, eu quero a sua fazenda”
Luiz Eduardo Baptista foi além e comparou a engenharia financeira do Vasco com a que resultou na venda da SAF do Atlético-MG. Ele relembrou que, no caso mineiro, os credores (família Menin, da MRV) acabaram executando as dívidas e se tornando donos do clube.
“Quem é que pede 19 e pouco por cento das ações da SAF se não puder ser pago? Parece que eu ouvi dizer que a última vez que isso aconteceu no Brasil, os Menins compraram o Atlético, criaram uma dívida que era necessária, chegou uma hora e eles executaram. Então, eu acho absolutamente estranho esse tipo de coisa”, afirmou.
A insinuação do presidente rival é de que o empréstimo seria um cavalo de troia para a Crefisa assumir o controle do Vasco no futuro. Ele concluiu sua fala com uma provocação direta a Leila Pereira:
“Eu acho que a mulher de César não basta ser honesta, ela tem que parecer honesta também”.
A declaração adiciona mais um elemento de polêmica e rivalidade à já complexa reestruturação financeira do Cruz-Maltino.
Pedrinho e Leila Pereira possuem uma ótima relação – Foto: Reprodução Instagram
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News