Coluna do Fla
·12 de fevereiro de 2026
Presidente do Flamengo revela motivos pelos quais clubes brasileiros ‘quebram’

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 de fevereiro de 2026

O Flamengo é a maior potência econômica do futebol brasileiro e de toda a América, devido ao forte investimento e à receita bilionária. Assim, Luiz Eduardo Baptista nomeou o Mengo como a “Disney do Futebol”, explicou e citou os motivos pelos quais outros clubes quebram.
— Porque os clubes apostam tudo no futebol e, quando perdem, a possibilidade de quebra financeira no ano seguinte é enorme. É o que acontece com a maioria dos clubes do Brasil. Eles gastam o dinheiro sem saber se vão recuperá-lo ou mesmo se depois terão recursos para pagar as contas —, iniciou Bap, em entrevista ao ‘Diário AS’.
— Muitos clubes gastam pensando: “Vou investir muito porque tenho chances de ganhar. Se eu ganhar, equilibro as finanças”. Ok, perfeito. O problema é se não ganham. Se não ganham, não conseguem pagar os salários, não conseguem pagar os impostos… não conseguem cumprir com suas obrigações —, finalizou.
O Flamengo tem se mantido no topo nos últimos anos, brigando sempre por títulos, enquanto os rivais se alternam. O Botafogo, inclusive, enfrenta uma grave situação financeira recentemente. O Cruzeiro já passou por situação semelhante, enquanto o Palmeiras se reestruturou anos atrás.
Agora, o Flamengo segue focado em conquistar mais títulos. O time rubro-negro mede forças diante do Botafogo neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Carioca.









































