Qual foi o último jogo de Zico no Flamengo? Como foi a despedida de Zico do Flamengo? | OneFootball

Qual foi o último jogo de Zico no Flamengo? Como foi a despedida de Zico do Flamengo? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·03 de setembro de 2025

Qual foi o último jogo de Zico no Flamengo? Como foi a despedida de Zico do Flamengo?

Imagem do artigo:Qual foi o último jogo de Zico no Flamengo? Como foi a despedida de Zico do Flamengo?

Zico é o maior ídolo da história do Flamengo, com mais de 500 gols com o Manto Sagrado


06 de fevereiro de 1990. Esta é mais uma das grandes datas que ficaram marcadas para os torcedores do Flamengo. Isso porque, neste dia, Zico se despediu do Mais Querido em pleno Maracanã, para 95.451 mil pessoas.

Primeiramente, é bom destacar que a última partida oficial de Zico com a camisa do Flamengo aconteceu no dia 02 de dezembro de 1989. Na ocasião, o Mais Querido goleou o Fluminense por 5 a 0, em Juíz de Fora, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.


Vídeos OneFootball


No entanto, Zico, por tudo que fez pelo Flamengo e pelo futebol brasileiro, merecia uma despedida no Maracanã. Por este motivo, houve um amistoso contra um combinado de grandes estrelas nacionais e internacionais no dia 06 de fevereiro de 1990, para homenagear o maior ídolo da história do Mais Querido.

Teve homenagem para Zico antes de a bola rolar?

Logo de início, Zico surpreendeu a todos os torcedores que estavam no Maracanã. ‘Galinho’ não subiu para o gramado junto com os companheiros, mas sozinho, pelo vestiário dos árbitros, e recebeu saudações com show de raios laser. Além disso, a torcida balançou os 40 mil lenços brancos que foram comprados para aumentar o brilho da festa.

Como foi o jogo de despedida?

A última partida de Zico foi dividida em duas partes. No primeiro tempo, ‘Galinho’ decidiu homenagear o Flamengo e jogou ao lado dos jogadores que conquistaram o Mundial de Clubes de 1981. Além disso, os atletas rubro-negros usaram o uniforme branco, que foi utilizado diante do Liverpool (ING), em Tóquio, no Japão. Já o time adversário foi montado por estrelas do futebol mundial.

Nos primeiros 45 minutos de jogo, o placar ficou em 1 a 1. Fernando marcou para o Flamengo de 1981, enquanto Cláudio Adão balançou as redes para o time adversário. Vale destacar que craques como Falcão, Mario Kempes, Rummenigge e Breitner estavam presentes na despedida de Zico.

Já na segunda etapa, Zico jogou ao lado do time do Flamengo da época, que tinha craques como Junior, Leandro e Zinho. Leonardo, ex-lateral direito, balançou as redes para a equipe rubro-negra. Porém, o italiano Tarantini marcou para o adversário e a partida terminou empatada em 2 a 2.

Zico não marcou gol no jogo de despedida?

Por incrível que pareça, o maior artilheiro do Maracanã não conseguiu balançar as redes no jogo de despedida. ‘Galinho’ parou em grandes defesas de Taffarel, que posteriormente se consagrou campeão mundial pela Seleção Brasileira.

Como foi a festa após o final do jogo?

Apesar de Zico não ter balançado as redes no jogo de despedida, a torcida que estava presente no Maracanã não se abateu. Isso porque, os torcedores não paravam de gritar o nome de ‘Galinho’, agradecendo pelos 508 gols em 732 partidas com a camisa do Flamengo.

No final do jogo, Zico tirou as chuteiras e deu para Pintinho, jogador de 14 anos, que era uma das promessas da época. Além disso, também houve um show com artistas rubro-negros, como Jorge Ben Jor e Bebeto.

O que Zico achou do jogo de despedida?

Zico, é claro, jamais vai esquecer da festa que a torcida do Flamengo fez no jogo de despedida. Sendo assim, o eterno ídolo rubro-negro relembrou momentos da partida e fez questão de agradecer o carinho dos torcedores que estavam presentes no Maracanã.

— Ao lembrar aquela noite o que mais me marcou foi a força da torcida. Não me canso de agradecer pelo carinho que tive em toda a minha carreira e que naquele dia pude sentir com muita intensidade. Até hoje encontro pessoas que têm o ingresso guardado, que fazem questão de dizer que estiveram lá. Uma festa que vale a pena lembrar, apesar de ter sido minha despedida, porque estava muito maduro de que era o momento de parar. Vinha me preparando -, disse Zico, no próprio site oficial.

Saiba mais sobre o veículo