Central do Timão
·26 de novembro de 2025
Quase 30% dos corinthianos comprariam ações do clube se estivessem disponíveis, revela pesquisa

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·26 de novembro de 2025

Quase um quarto dos torcedores brasileiros têm interesse em investir em ações de clubes de futebol. A informação vem do relatório “Painel Demográfico da Torcida Brasileira de Futebol”, realizado pelo instituto AtlasIntel em parceria com a CBF Academy, que está promovendo nesta quarta-feira (26) o CBF Summit Academy, evento sobre futebol envolvendo diversas palestras e painéis. O evento, inclusive, foi o palco onde a pesquisa foi apresentada, nesta tarde.
Os números da pesquisa revelam que 23,5% do total de torcedores entrevistados investiriam em ações de clubes de futebol, caso fossem oferecidas, um universo de cerca de 48 milhões de pessoas – quase dez vezes mais que os 5,4 milhões de brasileiros que possuem atualmente investimentos em ações, segundo dados da B3. Os dados ainda mostraram que cerca de 8,2% deste total (ou 3,8 milhões de pessoas) poderiam investir valores superiores a R$ 5 mil.

Foto: Divulgação/Corinthians
O relatório também promoveu um recorte deste interesse entre os clubes brasileiros, com os torcedores do Corinthians figurando em oitavo lugar em grau de interesse. De acordo com a pesquisa, um total de 28,5% dos corinthianos entrevistados sinalizaram positivamente à ideia de comprar ações do clube, caso fossem disponibilizadas no mercado.
É importante lembrar, porém, que o relatório foi produzido pela AtlasIntel e CBF Academy entre 1º e 14 de março de 2024, portanto há mais de um ano e meio. Deste então, a crise financeira e institucional no Corinthians se agravou, e além disso foi apresentado à torcida o projeto SAFIEL, idealizado por um grupo de empresários corinthianos, que propõe criar uma SAF para gerir o futebol do clube por meio do aporte de até R$ 2,75 bilhões em ações junto à torcida e empresas.
A iniciativa, criada no início do ano e apresentada oficialmente em 28 de outubro deste ano, já entregou documentos ao Parque São Jorge para análise, visando a assinatura de um memorando de entendimento que permita a realização dos estudos de viabilidade do projeto, definição do valor do patrimônio e dívida do Corinthians e estruturação da SAF para reserva das ações e futura operacionalização. Tudo vem sendo acompanhado atentamento pela torcida, que em sua maioria demonstra apoio ao grupo.
O relatório apontou, por fim, que à época das entrevistas o torcedor brasileiro já apoiava o modelo de SAF em maior medida do que rejeitava. Um total de 36,4% dos torcedores entrevistados declaravam apoio à transformação dos clubes nesse formato, enquanto 27,1% eram contrários. Outros 36,5% ainda não possuíam uma opinião formada.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































