Quatro clubes brasileiros estão entre as melhores bases do futebol mundial; confira o ranking | OneFootball

Quatro clubes brasileiros estão entre as melhores bases do futebol mundial; confira o ranking | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·22 de outubro de 2025

Quatro clubes brasileiros estão entre as melhores bases do futebol mundial; confira o ranking

Imagem do artigo:Quatro clubes brasileiros estão entre as melhores bases do futebol mundial; confira o ranking

— Continua depois da publicidade —

O futebol brasileiro segue entre as principais potências formadoras de talentos no mundo. De acordo com o novo relatório divulgado pelo Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), quatro clubes do Brasil aparecem entre os 20 melhores do planeta em formação de jogadores.


Vídeos OneFootball


O São Paulo é o destaque nacional, ocupando a 12ª colocação no ranking. Logo atrás estão Corinthians (14º), Flamengo (15º) e Palmeiras (18º).

A lista, divulgada nesta quarta-feira (22), faz parte da Carta Semanal nº 518 do CIES, que avalia os 100 clubes com maior capacidade de revelar atletas em atividade nas 49 principais ligas do mundo.

O índice leva em consideração três fatores: o número de jogadores formados, o nível dos clubes que os empregaram na última temporada e o tempo em minutos jogados em partidas oficiais no mesmo período.

Pelo segundo ano consecutivo, o Benfica, de Portugal, ocupa o primeiro lugar do ranking. O clube de Lisboa tem 93 jogadores formados atuando profissionalmente nas ligas analisadas, com média de 2.582 minutos disputados e nível médio de emprego de 0,81 por atleta.

Logo em seguida vêm o Barcelona, da Espanha (76 jogadores e 2.773 minutos em média), e o River Plate, da Argentina (97 jogadores e 2.305 minutos), completando o pódio.

O top 10 ainda conta com o Ajax (Holanda), Boca Juniors e Vélez Sarsfield (Argentina), Sporting (Portugal), Dínamo Zagreb (Croácia), Defensor (Uruguai) e Real Madrid (Espanha).

O levantamento também revela o peso da América do Sul na formação de talentos. A Argentina é o país com mais representantes entre os 100 primeiros. São 15 clubes no total, incluindo três entre os dez melhores.

O Brasil aparece logo atrás, com 11 clubes na lista: além dos quatro no top 20, também figuram Santos (31º), Grêmio (33º), Cruzeiro (35º), Internacional (37º), Fluminense (38º), Athletico Paranaense (58º) e Atlético Mineiro (81º).

Os critérios do estudo definem como “clubes formadores” aqueles pelos quais o jogador atuou por pelo menos três temporadas entre os 15 e 21 anos de idade. O CIES ressalta que essa métrica busca valorizar o investimento de longo prazo em categorias de base e o impacto real desses atletas no futebol profissional mundial.

Saiba mais sobre o veículo