Mercado do Futebol
·30 de agosto de 2025
Quem é Kauã Moraes, joia da base do Athletico-PR contratado pelo Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·30 de agosto de 2025
O torcedor do Cruzeiro se surpreendeu na manhã deste sábado com a chegada do lateral-direito Kauã Moraes, de 18 anos, ao Aeroporto de Confins. O jovem jogador pertencia ao Athletico-PR e desembarcou na capital mineira para assinar com a Raposa após o clube celeste pagar a sua multa, de R$ 10 milhões.
Nesta temporada, ele já disputou 16 jogos pela equipe profissional do Furacão, sendo 15 como titular. Ele já marcou dois gols e deu uma assistência com a camisa rubro-negra.
No entanto, quem é o jovem garoto e quais são suas principais características? Conversamos com a setorista do Athletico-PR na Rádio Transamérica de Curitiba, Monique Vilela, que nos contou um pouco mais sobre o jovem.
Kauã chegou ao Furacão em fevereiro deste ano após passar pelas categorias de base do Palmeiras. Na equipe paulista, ele atuou nas equipes sub-15, sub-17 e sub-20. Ele é da mesma geração de Endrick, Estêvão e Luis Guilherme.
A primeira oportunidade de Kauã no principal do Athletico foi no dia 17 de maio, em um duelo contra o Vila Nova. Ele entrou na reta final da partida e atuou por apenas 13 minutos. De lá pra cá, foi ganhando espaço e, consequentemente, visibilidade.
No entanto, sua chance no time principal aconteceu “ao acaso”. Sua promoção ao profissional foi devido a uma série de lesões na lateral-direita da equipe. No entanto, a curiosidade é que no sub-20, ele não era o titular da equipe e foi escolhido ao profissional por ter características de um lateral de origem, enquanto seu concorrente tinha mais características de ponta.
Kauã não é o tipo de lateral que tem a jogada de um contra um como seu forte e não vai decidir lances sozinho na individualidade, sendo essa uma das características que ele ainda pode aperfeiçoar. Apesar disso, ele é um atleta com boa chegada ofensiva e, por ter velocidade, consegue ser bem agudo.
Do meio para frente, é um lateral com boa presença ofensiva, de bom passe e bom cruzamento, com capacidade de ajudar nas construções de jogadas.
Defensivamente, por outro lado, técnicos que trabalharam com ele destacaram que a marcação é um ponto que ele precisa evoluir. Até mesmo pela idade, Kauã comete ainda algumas falhas defensivas, seja de posicionamento ou propriamente dito a de marcação individual.
Aos 18 anos, a saída de Kauã do Furacão gerou grande revolta nos torcedores e até mesmo jornalistas que cobreu o futebol local. O principal questionamento é o motivo do Athletico não ter aumentado o salário do jogador para se blindar de outros clubes e impossibilitar que ele deixasse o time rubro-negro a “preço de banana”.
Kauã Moraes era tratado como uma das grandes revelações do Athletico e visto por diversos especialistas como um lateral de potencial gigantesco.