Gazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2024
O futebol de 2024 se despediu neste domingo (08). Isso porque, o Campeonato Brasileiro de 2024 chegou ao fim nesta tarde e além do título, também foram definidos os times rebaixados para a Série B do Brasileirão. Assim como o esperado, o Botafogo foi o campeão e colecionou a terceira taça da competição. Já na outra ponta da tabela, a última vaga no Z4 foi ocupada pelo Athletico-PR.
Além do Furacão, Cuiabá, Criciúma e Atlético-GO foram os outros times rebaixados para a Série B e vão jogar a segunda divisão nacional em 2025. Na luta dos desesperados, Fluminense, Red Bull Bragantino e Atlético-MG conseguiram escapar da degola.
Enquanto os times rebaixados para a Série B se despediram do Brasileirão de 2024 com um gosto amargo, outras equipes deixam a competição com a sensação de “dever cumprido”. Isso porque, garantiram as vagas na Libertadores e Sul-Americana para 2025.
Com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, o Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2024 e sagrou-se tricampeão da competição nacional. Desta forma, o Alvinegro levantou a segunda taça em menos de 15 dias neste ano. Isso porque, no último dia 30 de novembro, a equipe de General Severiano venceu a Libertadores da América pela primeira vez em sua história.
Com o fim do Brasileirão e a definição do campeão, times rebaixados, classificados para a Libertadores e Sul-Americana, também ficou conhecido o artilheiro da competição. Entretanto, em 2024, o topo do ranking ficou dividido entre dois jogadores: Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória).
Artilheiros do Campeonato Brasileiro de 2024, Yuri Alberto e Alerrandro terminaram a competição com 15 gols cada um. A dupla marcou um gol cada um neste domingo (08), na última rodada, e terminou com o mesmo número de bolas na rede.