Redução de rebaixamento e estrangeiros + gramados sintéticos: debate entre CBF e clubes brasileiros pode gerar grande impacto para 2026 | OneFootball

Redução de rebaixamento e estrangeiros + gramados sintéticos: debate entre CBF e clubes brasileiros pode gerar grande impacto para 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·12 de dezembro de 2025

Redução de rebaixamento e estrangeiros + gramados sintéticos: debate entre CBF e clubes brasileiros pode gerar grande impacto para 2026

Imagem do artigo:Redução de rebaixamento e estrangeiros + gramados sintéticos: debate entre CBF e clubes brasileiros pode gerar grande impacto para 2026

A CBF decidiu adiar a discussão sobre gramados sintéticos, limite de jogadores estrangeiros e número de rebaixados no Brasileirão de 2026. As pautas voltam a ser levantadas no Conselho Técnico desta quinta (11), mas a entidade afirmou que o debate ficará apenas em um encontro previsto para fevereiro ou março.

Para o Campeonato Brasileiro de 2026, a CBF já confirmou mudanças como a troca de uma vaga da Libertadores por uma da Copa do Brasil e o aumento do limite de jogos antes de uma transferência. Mas os temas mais polêmicos ficaram para depois.


Vídeos OneFootball


O gramado sintético continua dividindo os clubes. Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Athletico e Chapecoense divulgaram nota em defesa de seus gramados. O Flamengo, que apresentou proposta para proibição, demonstrou insatisfação a demora para o tema ser colocado em votação.

A CBF informou que pretende apresentar um estudo técnico para embasar qualquer decisão no futuro. As informações são do jornalista Rodrigo Mattos, do 'UOL'.

Em relação ao limite de estrangeiros, o Red Bull Bragantino propôs uma redução gradual do número atualmente permitido, que é de nove por time. O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que tende a concordar com a ideia.

Ainda não há consenso sobre o novo limite, mas todos concordam que qualquer redução deve ser gradual para não prejudicar as oportunidades de jovens revelações brasileiras.

CBF estuda reduzir número de rebaixados no Brasileirão

A possibilidade de reduzir o número de rebaixados de quatro para três times também está em pauta. Clubes como Red Bull Bragantino e Internacional defendem a mudança, considerando que o rebaixamento de 20% dos times gera instabilidade. A CBF entende que os clubes da Série B devem participar da discussão, já que seriam diretamente afetados.

O debate sobre gramados sintéticos, limite de estrangeiros e rebaixamento tem potencial de impacto significativo no futebol brasileiro a partir de 2026. Contudo, qualquer debate fica para o primeiro Conselho Técnico de 2026, previsto para fevereiro ou março, mas ainda sem uma data definida.

Saiba mais sobre o veículo