Reforço milionário fecha ano sem jogar pelo Bahia e só estreará no Baiano | OneFootball

Reforço milionário fecha ano sem jogar pelo Bahia e só estreará no Baiano | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·13 de dezembro de 2025

Reforço milionário fecha ano sem jogar pelo Bahia e só estreará no Baiano

Imagem do artigo:Reforço milionário fecha ano sem jogar pelo Bahia e só estreará no Baiano

Contratado junto ao Vasco por uma cifra milionária, visto como uma “oportunidade de mercado” visando médio e longo prazo, o zagueiro Luiz Gustavo encerrou a temporada de 2025 sem estrear pelo Bahia na Série A apesar de ter chegado ao clube no mês de agosto.

O defensor de 19 anos foi uma das aquisições mais caras do Bahia na atual temporada, mas viu o técnico Rogério Ceni priorizar outros atletas na defesa tricolor em função do conhecimento maior da parte tática da equipe durante o Brasileirão e da experiência.


Vídeos OneFootball


Dessa forma, a estreia do jovem zagueiro deve ficar para o Campeonato Baiano de 2026, conforme já havia adiantado o próprio treinador. O jogador, que assinou contrato até 2030, chega com a expectativa de ser um ativo para o presente e, principalmente, para o futuro do Esquadrão, o que faz com que a comissão técnica não tenha pressa em colocá-lo em campo.

Por que Rogério Ceni não estreou Luiz Gustavo na Série A?

Luiz Gustavo foi relacionado para quase todos os jogos do Bahia desde sua chegada ao clube e ficou no banco de reservas em 14 partidas, mas não foi colocado em campo nenhuma vez; nem mesmo na penúltima rodada, contra o rebaixado Sport com o placar favorável.

Rogério Ceni explicou em diferentes coletivas de imprensa o motivo de não ter utilizado Luiz Gustavo na Série A, mesmo quando tinha apenas a improvisação de Rezende como outra opção.

Segundo o técnico, a prioridade foi dada a jogadores que já conheciam melhor o sistema de jogo e que vinham atuando há mais tempo sob seu comando.

“Rezende jogou mais tempo comigo, conhece mais nosso sistema de jogo. Luiz Gustavo é um garoto de 19 anos, precisa se adaptar mais,” justificou Ceni, que utilizou Rezende, volante de origem, na posição de zagueiro.

Ceni também reforçou que a contratação de Luiz Gustavo atende ao perfil do Grupo City de buscar “jogador jovem” com potencial de crescimento. O treinador, porém, indicou o caminho para a estreia do atleta na próxima temporada.

“Eu vejo o Mingo e o Rezende à frente. Se não der para ser esse ano, o Campeonato Baiano está aí para isso“.

A declaração foi dada por Ceni na ocasião do jogo contra o Flamengo, quando diversos zagueiros estavam ausentes e a zaga foi formada por David Duarte, que voltava de lesão, e Rezende.

Relembre fala de Fernando Diniz sobre venda do zagueiro ao Bahia

Luiz Gustavo foi vendido pelo Vasco ao Bahia por 5 milhões de euros (cerca de R$ 31 a 32 milhões) por 70% dos direitos econômicos.

A negociação, à época, foi comentada publicamente pelo técnico do Vasco, Fernando Diniz, que revelou o contexto da transferência.

“Foi uma venda necessária porque precisava de recursos para tocar o clube, para pagar salário. Não era um jogador que eu gostaria que saísse, muito pelo contrário. É um jovem que tem um futuro brilhante pela frente,” destacou Diniz.

O próprio Luiz Gustavo, em sua apresentação, se definiu como um “zagueiro construtor” que gosta de “sair jogando”, características que se encaixam na filosofia de Rogério Ceni.

Pelo Vasco, o zagueiro fez cinco atuações no Brasileirão antes de ser adquirido pelo Bahia.

O defensor chegará a 2026 com grande expectativa para, enfim, fazer sua primeira partida com a camisa tricolor nos primeiros jogos do Baianão.

Saiba mais sobre o veículo