Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias | OneFootball

Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·03 de setembro de 2025

Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Imagem do artigo:Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Ao entrar em campo na quinta-feira (4/9) para enfrentar o Chile, a Seleção se despedirá do público brasileiro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Afinal, o jogo, válido pela 17ª rodada, é o último com a Amarelinha atuando como mandante no qualificatório.

E você se lembra como foram as últimas “despedidas” da Canarinho junto ao povo brasileiro? O Jogada10 entrou no baú do esporte e relembra, então, para você, querido Joganauta.


Vídeos OneFootball


2006

Para a Copa de 2006, na Alemanha, o Brasil garantiu vaga antecipada já na 16ª rodada, ao surrar o Chile por 5 a 0. Assim, chegou para a 18ª e última rodada já classificado, batendo a Venezuela por 3 a 0. O jogo foi no Mangueirão, em Belém (PA), no dia 12/10 de 2005. Adriano, Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos marcaram os gols da Seleção. A partida contou com a presença do famoso “quadrado mágico”, composto pelos meias Ronaldinho Gaúcho e Kaká, além dos atacantes Ronaldo e Adriano.

Imagem do artigo:Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Brasil goleou a Venezuela em dia de festa no Mangueirão, em 2005 – Foto: Reprodução / Tv Globo

2010

Já para o Mundial seguinte, na África do Sul, o clima não era tão festivo. Afinal, a Seleção sucumbiu na Copa de 2006, caindo nas quartas de final perante a França, gerando desconfiança junto ao torcedor brasileiro.

Ainda assim, o Brasil chegou para a 18ª rodada já classificado. Bem como para 2006, a vaga veio na 16ª rodada, desta vez com vitória por 3 a 1 sobre a Argentina. Dessa forma, a despedida do Brasil de solo nacional nas Eliminatórias veio em desanimador empate por 0 a 0 contra a Venezuela, no dia 14/10 de 2009, no Morenão, em Campo Grande (MS). Na ocasião, o técnico era Dunga, capitão e campeão em 1994.

Imagem do artigo:Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Estádio Morenão lotado para acompanhar a Brasil 0 x 0 Venezuela, em 2009 – Foto: Reprodução

2014 – Seleção já classificada

Não houve pois o Brasil foi país-sede e não disputou as Eliminatórias.

2018

Para a Copa da Rússia, o Brasil garantiu vaga cedo: já na 14ª rodada, em vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai. Assim o último jogo em casa foi na 18ª e última rodada, quando a Seleção enfiou 3 a 0 no Chile, no dia 10/10 de 2017.

Paulinho e Gabriel Jesus (duas vezes) fizeram os gols da vitória, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Esta foi, afinal, a primeira das duas vagas garantidas sob o comando do técnico Tite.

Imagem do artigo:Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Gabriel Jesus aproveitou o fator casa para marcar pela Seleção Brasileira – Foto: Mauro Horita / MoWa Press

2022

No ciclo seguinte, ainda com Tite no cargo, a vaga veio ainda mais cedo. Foi na 12ª rodada, após vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia. Assim, a despedida do torcedor brasileiro foi na 17ª e penúltima rodada, em goleada com festa no Maracanã: 4 a 0 no Chile, no dia 24/3 de 2022.

A partida marcou o primeiro gol de Vini Jr. com a Amarelinha. Além dele, também marcaram Neymar (de pênalti), Coutinho (também de pênalti) e Richarlison.

Imagem do artigo:Relembre últimas ‘despedidas’ da Seleção em casa nas Eliminatórias

Vini Jr celebra seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

2026 – A despedida de casa da Seleção

Já para a próxima Copa, a vaga veio na 16ª rodada, já com Carlo Ancelotti no comando. A confirmação da classificação veio através de vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, em junho.

Agora, pela 17ª rodada, a Seleção volta a se despedir do torcedor brasileiro no Maracanã – novamente contra o Chile. O jogo será nesta quinta, às 21h30 (de Brasília). O presidente da CBF confirmou na última terça-feira (2/9) que tal partida representará a despedida do torcedor brasileiro antes da Copa do Mundo. Nas outras ocasiões, o Brasil chegou a realizar amistosos em casa antes de viajar às sedes das Copas.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo