MundoBola
·07 de janeiro de 2026
Retrospecto completo: Grêmio x Avenida - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·07 de janeiro de 2026

Grêmio e Avenida abrem o Campeonato Gaúcho 2026 no sábado (10) em um confronto que não é tão recente, mas também não teve muitas partidas registradas na história.
O tricolor de Porto Alegre e o alviverde da cidade de Santa Cruz do Sul possuem todo o seu histórico de confrontos em nível estadual, tendo jamais se enfrentado por outra competição que não seja o Campeonato Gaúcho.
Confira, a seguir, o retrospecto completo do duelo, partidas marcantes e curiosidades selecionadas pelo Mundo Bola.
As duas equipes duelaram somente 14 vezes em jogos oficiais, todas em partidas válidas pelo Campeonato Gaúcho. O primeiro confronto data de 1979 e o mais recente foi na edição 2024 do estadual.
O Grêmio leva a melhor no histórico com tranquilidade, registrando 11 vitórias, somente duas derrotas para o Avenida e um empate. O Tricolor marcou 41 gols e levou somente oito.
Não foram registrados tantos confrontos memoráveis entre Grêmio e Avenida, deixando o destaque para o primeiro jogo entre os times, em 22 de abril de 1979, que também é a maior goleada da história do duelo. O Tricolor Gaúcho venceu por 7 a 0.
Os times também se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Gaúcho de 1999, com o Avenida vencendo por 1 a 0 o primeiro jogo e perdendo, na prorrogação, por 4 a 0. Essa foi uma das duas vitórias da equipe do interior.
O Avenida só voltou a superar o Grêmio em 2018, na primeira fase do estadual, com o triunfo pelo placar de 3 a 2. O confronto se repetiu na semifinal do torneio, com o Grêmio vencendo a ida por 3 a 0 e empatando o segundo jogo em 1 a 11. Esse ano registrou a melhor campanha do Avenida no estadual em toda a história.
O último confronto aconteceu em 2024, pela 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Jogando no estádio Érico Andrade de Carvalho, em Santa Cruz do Sul, o Grêmio venceu por 1 a 0, gol de Nathan Fernandes.
O tricolor entrou em campo com Caíque; João Pedro, Bruno Uvini, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi (Cuiabano), Villasanti, Cristaldo (Pepê) e Nathan Fernandes (Lucas Besozzi); Everton Galdino (André Henrique) e João Pedro Galvão (Gustavo Martins).









































