Leonino
·12 de dezembro de 2025
Rui Borges procura opções a Diomande e Debast e dá espaço no Sporting a...

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12 de dezembro de 2025

Perante a extensa lista de lesionados que tem complicado a vida ao Sporting, com Pedro Gonçalves, Zeno Debast, Quenda e Nuno Santos só com regressos previstos para 2026, Rui Borges enfrenta uma preocupação particular: o setor central da defesa.
Com a ida de Ousmane Diomande para o CAN, o treinador fica apenas com três opções para o eixo: Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Matheus Reis. Embora os dois primeiros partam claramente como titulares, há ainda lugares por preencher, e as alternativas são escassas.
Com o mercado de transferências ainda fechado, a estratégia passa por recorrer ao que existe dentro de portas. E, segundo avança o jornal A Bola, há dois jovens na linha da frente para integrar de forma mais assídua os trabalhos da equipa principal. Trata-se de Bruno Ramos, central de 20 anos já bem referenciado dentro da estrutura do Sporting - chegou mesmo a fazer a estreia pela equipa principal na última época, frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal - e de Rômulo Júnior, defesa-central de 21 anos, do Atlético Mineiro.
Ambos têm evoluído na Liga 2 ao serviço da equipa B e vivem atualmente um período decisivo: estão emprestados ao Sporting, com opção de compra. No caso de Bruno Ramos, o vínculo é do Académico de Viseu; quanto a Rômulo Júnior, pertence ao Atlético Mineiro. A forma como responderem a este eventual salto competitivo poderá ser determinante para que os leões acionem ou não as cláusulas que garantem a sua continuidade em Alvalade.
Outros nomes também estão em cima da mesa, como João Muniz - neste momento lesionado - e Lucas Taibo. No entanto, por agora, é a dupla brasileira que surge como principal alternativa para reforçar a equipa no final do ano e no arranque de 2026. Ainda assim, partem atrás do trio mais experiente, com Gonçalo Inácio a assumir-se como figura central da defesa, seguido por Eduardo Quaresma e Matheus Reis. Curiosamente, tanto Quaresma como Reis iniciaram a época como segundas escolhas, mas ganham agora protagonismo devido às limitações num setor que já tinha sofrido uma baixa importante no arranque da temporada: Jeremiah St. Juste, que acabou relegado para a equipa B.









































