Zerozero
·30 de outubro de 2025
Rui Costa lamenta ataques, Noronha Lopes responde: «Fui acusado de tudo»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 de outubro de 2025

Depois de um primeiro rescaldo da primeira volta das eleições do Benfica, os candidatos partiram para um lado mais bélico no debate desta quinta-feira.
Começou por ser abordada a polémica das alegadas mensagens a sócios por parte da candidatura de João Noronha Lopes, tema que Rui Costa declarou como «pouco ético» na sua explicação dos moldes em que o Benfica participou através de uma queixa. O atual presidente das águias, de resto, lamentou o rumo das eleições, motivando a resposta do adversário.
Rui Costa: «O que tenho assistido nas redes sociais, tudo o que tem acontecido, é lamentável. Aceito as coisas à minha pessoa. Agora, quando metem família, quando metem os meus filhos. Não estou a falar dos comentários a capacidade de gestão. Estou a falar das ofensas, do fomentar do ódio num clube.
João Noronha Lopes: ««Partilho a condenação e repulsa pelas campanhas que se fazem na internet e que envolvem os candidatos e a família, também tenho passado e sei o sofrimento que isso causa. Nestas eleições já fui acusado de tudo, fui acusado de ser o novo Vale e Azevedo, de não pagar impostos, de não ter rendimentos, ao ponto de fazer uma coisa que nunca pensei que foi mostrar a minha declaração.»
«Não compreendo que tenha havido um vice-presidente seu que me criticou de alto a baixo [Fernando Tavares] Se um meu fizesse a mesma coisa, tinha-o posto na ordem. Não são campanhas anónimas.»
Rui Costa: «Ainda ontem o seu diretor de campanha me ofendeu de alto a baixo. Houve quem dissesse nas suas redes de campanha que o melhor que podia acontecer era o Benfica ser goleado. É uma coisa extraordinariamente triste.»
«Numa AG, o seu diretor de campanha falou da minha mãe. Disse-lhe alguma coisa para que ele parasse com os ataques à minha pessoa na internet? Eu falei no geral, inclusivamente de outras listas, você dirigiu-se logo a mim.»
João Noronha Lopes: «Para ser claro, eu nesta campanha, todas as críticas que faço são críticas objetivas ao que se passou durante o mandato de Rui Costa. E digo-lhe mais: durante uma AG eu cheguei a defender Rui Costa de ataques pessoais. Um presidente do Benfica tem de ter todo o respeito institucional. Não é o meu estilo.»









































