Rui Costa vê elenco “pronto” do São Paulo e comenta “assédio” do Flamengo a Marcos Antônio | OneFootball

Rui Costa vê elenco “pronto” do São Paulo e comenta “assédio” do Flamengo a Marcos Antônio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·19 de fevereiro de 2026

Rui Costa vê elenco “pronto” do São Paulo e comenta “assédio” do Flamengo a Marcos Antônio

Imagem do artigo:Rui Costa vê elenco “pronto” do São Paulo e comenta “assédio” do Flamengo a Marcos Antônio

Executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa entende que o elenco montado pelo Tricolor paulista está praticamente fechado para os desafios da temporada — não só pelas chegadas, mas também pela manutenção de atletas importantes. O Tricolor está nas quartas de final do Campeonato Paulista, disputa o Brasileirão, a Copa do Brasil e também a Copa Sul-Americana.

O dirigente não descartou novas contratações ou até mesmo saídas, mas deixou claro que a postura do São Paulo no mercado não irá mudar. Até o momento, o clube focou em trazer jogadores a custo zero ou por empréstimo, sendo criterioso nas escolhas para não tirar espaço dos jovens da base.


Vídeos OneFootball


“Eu, particularmente, confio muito no elenco que temos hoje. Com os que chegaram, com os que ficaram e com os meninos que precisam de espaço. Temos que ser muito criteriosos quando escolhemos um jogador que vem de fora, porque eu preciso entender se ele acrescenta tecnicamente, se tem um perfil que não temos aqui, e se não vai interromper o crescimento dos atletas que são formados em Cotia. Hoje, temos 11 atletas que são formados em Cotia. Quatro ou cinco chamamos de atletas de transição, que treinam conosco e jogam no sub-20. Se me perguntam se o elenco está pronto, na minha avaliação, sim”, avaliou o executivo ao UOL.

“Agora, mercado de futebol é outra coisa. Enquanto a janela estiver aberta, pode sair algum jogador nosso e pode chegar outro, porque a formação de um elenco é assim. Mas tenho convicção que com o trabalho, o nível de compromisso que esse grupo tem, com os atletas que chegaram e com o crescimento que vejo diariamente com o presidente e os treinos, o São Paulo tem uma equipe capaz de competir em qualquer nível e contra qualquer adversário”, destacou.

O São Paulo contratou, até o momento, cinco reforços: o goleiro Carlos Coronel, o lateral direito Lucas Ramon, o zagueiro Matheus Dória e os meio-campistas Danielzinho e Cauly. Além disso, também está perto de renovar com peças importantes do elenco, como Luciano, Sabino, Marcos Antônio e Negrucci.

“Acredito que estamos sendo cada vez mais assertivos. Vamos melhorando a cada janela, porque temos uma base de elenco que também se aprimora a cada janela. Não é só os que chegaram, mas os que permanecem e evoluem como atletas. Acredito que é essa conjugação de fatores, de assertividade, de respeito ao que é o desafio do executivo no clube onde ele está e a permanência de um grupo cada vez mais fortes faz com que esses que chegam possam melhorar e desempenhar rapidamente”, analisou.

Assédio do Flamengo a Marcos Antônio

Marcos Antônio foi um dos alvos do Flamengo na janela de transferências, que ainda está aberta. O Rubro-Negro demonstrou um forte interesse no meio-campista, mas o São Paulo rapidamente se blindou com a cláusula de compra definitiva composta no contrato de empréstimo com a Lazio. A situação, inclusive, foi esclarecida por Rui Costa.

“Marcos Antônio é jogador do São Paulo. Não há nenhuma possibilidade do Flamengo contratar o Marcos Antônio se não for conversando com o São Paulo. Isso foi algo que garantimos desde o ano passado. No final do empréstimo, já havia o assédio de outros clubes em relação a ele, e aí sim havia o risco, porque ele ainda não era jogador do São Paulo. Quando renovamos o empréstimo dele, colocamos uma cláusula meramente simbólica, que se o São Paulo vencesse um jogo em 2026, a cláusula estabelecia [a compra]. Com essa vitória, ele foi considerado atleta do São Paulo”, explicou o dirigente.

Rui Costa revelou que chegou a se reunir com José Boto, diretor de futebol do Flamengo, para tratar diretamente sobre a situação de Marcos Antônio. O executivo tricolor enfatizou que o São Paulo não tinha o desejo de se desfazer de “seu Arrascaeta”, tanto é que não colocou um preço para uma possível negociação entre as partes.

“Como resistir ao assédio do Flamengo? A partir do posicionamento de mercado e da grandeza do São Paulo, que é tão importante quanto o Flamengo. Foi isso que eu transmiti ao Boto pessoalmente quando estive com ele, porque era essa a importância que o Marcos e o torcedor do São Paulo merecia, que eu fosse até ele e dissesse que respeitava e entendia a vontade, o desejo do Flamengo, mas que naquele momento o São Paulo não poderia abrir mão do seu Arrascaeta, do seu Paquetá, do seu Kaio Jorge. Daí que se deprendeu que foi uma precificação que tínhamos feito, mas nunca foi, porque você não precifica o que você não quer vender. O Boto foi muito sensível às minhas ponderações”, concluiu o diretor.

Próximos jogos do São Paulo

  • Red Bull Bragantino x São Paulo (quartas de final do Campeonato Paulista)
  • Data e horário: 21/02 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP)
  1. Coritiba x São Paulo (quarta rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 25/02 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  3. Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Saiba mais sobre o veículo