Portal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2026
SAD do Famalicão ataca VAR após derrota com Sporting: “VAR não deve andar de lupa à procura de motivos para anular um golo”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2026

Miguel Ribeiro, em declarações à imprensa no final do encontro com os ‘leões’, relativo à 22.ª jornada da I Liga, dirigiu duras críticas ao recurso ao VAR.
“Eu acho que o VAR não deve andar de lupa à procura de motivos para anular um golo. Curiosamente, é o mesmo VAR (Vasco Santos) que nos fez o jogo no Estádio da Luz, com o Benfica. Curiosamente, esta semana, Roberto Rosetti (responsável pela arbitragem da UEFA) fala sobre o que representa o VAR. Hoje, não é claro, nem é notório, que há uma falta”, disse Miguel Ribeiro, referindo-se à falta que levou à anulação do golo de Ibrahima Ba, aos oito minutos.
Miguel Ribeiro lembrou que “o VAR serve para quando há um erro claro do árbitro e retificá-lo” e considerou que “não foi o caso”.
“Apelo à UEFA e a Roberto Rosetti que veja este lance. Depois do que falou esta semana, seguramente olhará para este lance e dirá que isto é tudo o que a UEFA não defende. Isto não é defender o futebol, não é defender o espetáculo, não é defender o golo. Para o Sporting é muito agradável o golo ter sido anulado, mas o futebol não pode estar contente”, considerou.
Segundo Miguel Ribeiro, que não coloca em causa a justiça do resultado, é urgente clarificar perante todos os intervenientes do futebol português a forma como o VAR tem sido aplicado.
“É este apelo que faço ao Conselho de Arbitragem, que faço também na pessoa de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que esclareçam de uma vez por todas que o VAR é uma ferramenta de auxílio. Não é uma lupa que serve para anular golos (…). Quem tem liderança da arbitragem tem de se pronunciar. É insustentável. Isto passa entre federação e Liga. Tem de haver um acerto claro (entre os dois organismos). Estamos semanalmente a tocar neste tema”, rematou.
O Sporting venceu hoje o Famalicão por 1-0 e conservou o segundo lugar isolado, somando agora 55 pontos – três mais que o terceiro classificado (Benfica) e quatro menos que o líder FC Porto. O Famalicão ocupa o sexto posto, com 32 pontos.









































