Portal dos Dragões
·01 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·01 de novembro de 2024
A SAD do FC Porto já recebeu 50 milhões de euros da Ithaka, de acordo com o acordo de colaboração sobre a exploração do Estádio do Dragão. Os azuis e brancos esclarecem o processo já conhecido, que teve início na administração de Pinto da Costa e que foi renegociado pela equipa de gestão de André Villas-Boas, acrescentando que essa primeira tranche já foi depositada nos cofres da sociedade.
No que diz respeito ao encerramento de contas a 30 de junho do ano passado, esta entrada de capital ainda não estará refletida no relatório e contas que foi publicado hoje.
«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD estabeleceu um acordo que foi, posteriormente, renegociado, já em agosto de 2024, com a Ithaka Infra III, S.L, que concretiza uma colaboração para os próximos 25 anos. A Ithaka passará a possuir 30% dos direitos económicos da Porto Stadco, uma nova entidade que resulta da cisão da Porto Comercial, que agora será responsável pela exploração comercial do Estádio do Dragão, por um montante total que poderá alcançar 100.000 mil euros, dos quais 35.000 mil euros estão condicionados ao cumprimento de objetivos. A concretização da operação, assim como o recebimento dos 50.000 mil euros, ocorreu, como previsto, no final de outubro de 2024. O FC Porto manterá o controlo e a gestão sobre as operações do Estádio do Dragão, com o suporte da experiência da Ithaka, assim como a total propriedade do mesmo ao longo dos referidos 25 anos de colaboração, podendo recuperar 100% dos direitos económicos da Porto Stadco ao final dos 25 anos. O contrato prevê ainda duas opções de recompra dos direitos económicos a serem exercidas pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD em dois momentos: a primeira no 10.º ano de contrato e a segunda no 15.º ano de contrato», menciona o Relatório e Contas.