Portal dos Dragões
·29 de outubro de 2025
Samu tem lugar de titular, mas há concorrência forte de Deniz Gül e Luuk de Jong

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·29 de outubro de 2025

Samu mantém-se destacado no topo da lista de marcadores do FC Porto esta época, com nove golos, mas a pressão da concorrência obriga o internacional espanhol a máxima concentração e empenho para conservar a titularidade.
Os adversários mais próximos são Deniz Gül e Luuk de Jong. O internacional turco tem vindo a entrar do banco e a marcar golos com grande importância, enquanto o holandês, que está prestes a regressar aos relvados, deverá estar apto dentro de um mês e oferecer outra alternativa ofensiva a Francesco Farioli.
Em nove jogos e 270 minutos de utilização, Deniz Gül já igualou os dois golos que marcou em 24 partidas (653’) na época passada. Sempre utilizado como suplente, assinou dois remates decisivos: o 2-0 em Arouca, pouco depois da expulsão de Martim Fernandes, e o golo em Moreirense que consumou a reviravolta e a vitória. Em Moreira de Cónegos recebeu o prémio de MVP e tem vindo a conquistar a admiração dos adeptos, que lhe dedicaram mesmo uma cantiga. A sua afirmação justifica a recusa, por parte da administração da SAD, de uma proposta de venda no verão, quando o clube investiu 4,5 milhões de euros na sua contratação em 2024.
Luuk de Jong, que chegou apenas no último defeso, teve a adaptação condicionada por uma entorse com lesão do ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa, a 8 de setembro. Segundo o Record, o avançado de 35 anos deverá voltar esta semana a fazer exercícios de corrida no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa e ficar apto dentro de um mês.
Embora vá falhar o ciclo de jogos mais exigente até à próxima paragem, De Jong deverá estar disponível a partir de dezembro, altura em que, por exemplo, a Liga Europa entra na fase decisiva. Para acelerar o regresso, o holandês continuará a treinar regularmente no centro de treinos, tal como Nehuén Pérez, mesmo com o restante plantel em descanso. Em suma, o banco ofensivo do FC Porto está a ganhar maior profundidade.
Deniz Gül e Luuk de Jong já marcaram na presente época. Antes da lesão, o neerlandês fez o primeiro golo do FC Porto na vitória em Alvalade, frente ao Sporting. O internacional turco marcou em Arouca e em Moreira de Cónegos, partilhando agora o terceiro lugar da lista de melhores marcadores do FC Porto com Pepê e Borja Sainz. O segundo posto, atrás de Samu, pertence a William Gomes, com quatro golos.
Ao vivo









































