Gazeta Esportiva.com
·08 de novembro de 2025
Santos encara cenário de incertezas na defesa antes de duelo contra melhor ataque do Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de novembro de 2025

O Santos vive um cenário de incerteza no setor defensivo antes de enfrentar o Flamengo, dono do melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O Peixe terá todos os zagueiros à disposição, mas duas dúvidas ainda pairam no ar: qual sistema será utilizado e quem joga?
O Alvinegro Praiano, que briga contra o rebaixamento, terá pela frente o Flamengo, que detém o melhor ataque da competição nacional. O Rubro-Negro carioca marcou 61 gols em 31 jogos, com 120 bolas na rede em toda a temporada. O técnico Juan Pablo Vojvoda, portanto, precisará encontrar alternativas para manter a baliza zero.
Para o compromisso, o treinador contará com um importante reforço na defesa. Pilar defensivo do Santos na temporada, o zagueiro Luan Peres retorna após cumprir suspensão contra o Palmeiras. Ele, então, é opção para o comandante argentino.
Quem também se recolocou no radar de Vojvoda foi Zé Ivaldo. O zagueiro, escanteado após a expulsão contra o Atlético-MG no dia 14 de setembro, voltou ao time titular no clássico contra o Palmeiras. Apesar do revés, o defensor foi um dos destaques do Peixe e chegou a tirar um possível gol de Flaco López em cima da linha.
Luan Peres, portanto, deve retornar ao time titular, enquanto Zé Ivaldo acirrou a disputa por uma vaga no 11 inicial. Adonis Frías e Alexis Duarte também são opções que tem recebido oportunidades. O argentino, inclusive, foi quem se firmou como dupla ao lado do camisa 14.
Luisão e João Basso, por sua vez, não foram sequer relacionados contra o Flamengo. O primeiro não é relacionado desde agosto deste ano, enquanto o último Basso não entra em campo há três meses.
O esquema tático da defesa santista contra o Flamengo também é um mistério. Há dúvida se Vojvoda seguirá apostando no sistema com três zagueiros e alas, ou se voltará a montar uma linha de quatro mais conservadora, com dois laterais e apenas dois zagueiros.
Vojvoda utilizou o sistema com três zagueiros pela primeira vez no empate em 2 a 2 contra o Botafogo, mas no jogo seguinte contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, retomou a linha de quatro. Já no clássico contra o Palmeiras, apostou novamente na linha de três.
Contra o Palmeiras, inclusive, Willian Arão chegou a atuar como terceiro zagueiro ao lado de Alexis Duarte e Zé Ivaldo. Já acostumado a ser improvisado na posição, o volante apresentou bom desempenho e se consolidou como opção para o sistema defensivo, caso Vojvoda julgue necessário.
Resta saber, agora, qual será a alternativa do treinador argentino para tentar parar o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, vale lembrar, não contará com os atacantes Plata, suspenso, e Pedro, que se recupera de fratura no antebraço.
Outra vaga aberta no time titular do Santos contra o Flamengo é a lateral direita. Titular contra o Palmeiras na quinta-feira, Mayke recebeu o terceiro amarelo e terá de cumprir suspensão.
A posição, porém, encara um cenário mais certo. Igor Vinícius, que vinha tendo sequência no 11 inicial, deve ocupar a vaga. Outra alternativa é JP Chermont, mas o jovem ainda não jogou com Vojvoda e corre por fora.
Com a derrota para o Palmeiras, o Santos se manteve na zona de rebaixamento do Brasileirão. O Peixe é o 17º colocado da tabela, com 33 pontos, um a menos que o Vitória, primeiro time fora do Z4. Além disso, o Alvinegro Praiano completou quatro partidas sem vencer no torneio.
Ao vivo









































