Santos garante permanência na Série A e vaga na Sul-Americana 2026 | OneFootball

Santos garante permanência na Série A e vaga na Sul-Americana 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·08 de dezembro de 2025

Santos garante permanência na Série A e vaga na Sul-Americana 2026

Imagem do artigo:Santos garante permanência na Série A e vaga na Sul-Americana 2026

O sofrimento do torcedor santista acabou neste domingo. A boa vitória por 3 a 0 contra o Cruzeiro, selou a permanência do Santos na Série A em 2026 e ainda garantiu vaga na Copa Sul-Americana, já que o time terminou em 12º lugar. O Peixe volta à disputar uma competição internacional após ficar os últimos dois anos fora. A última participação foi em 2023, também pela Sul-Americana, onde o time passou vexame e foi eliminado na fase de grupos e, no mesmo ano, acabou sendo rebaixado para a Série B, disputada em 2024.

A temporada que teve um início empolgante com o anúncio do retorno do atacante Neymar ao Santos, logo deu espaço para as decepções pelas eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. No Brasileiro, o Peixe seguiu irregular e logo na terceira rodada, a demissão de Pedro Caixinha aconteceu. A chegada de Cléber Xavier foi sob muita desconfiança, já que foi seu primeiro trabalho como técnico e não durou muito, sendo demitido após 12 jogos, em um vexame histórico contra o Vasco, onde o Peixe foi goleado por 6 a 0 no Morumbis, com mais de 54 mil torcedores apoiando o time.


Vídeos OneFootball


O terceiro técnico do Santos em 2025 foi Juan Pablo Vojvoda, que assumiu o time no pior momento da temporada. O técnico demorou a fazer o time engrenar, mas na reta final da competição, conseguiu emplacar uma sequência de 6 jogo sem derrotas, vencendo Palmeiras (1×0), Sport (3×0), Juventude (3×0) e Cruzeiro (3×0) e empatando com Mirassol (1×1) e Internacional (1×1), o que levou o time à 12ª colocação.

Nas últimas rodadas, o Santos teve seus principais líderes do elenco foram decisivos. Zé Ivaldo, Igor Vinícius, Willian Arão, João Schmidt cresceram muito nas mãos de Vojvoda enquanto Neymar, que jogou nas últimas três rodadas no sacrifício, assumiu seu protragonismo e anotou 5 gols nos últimos 3 jogos. Contra o Cruzeiro, se destacaram Guilherme e Souza pela esquerda, enquanto o herói improvável fo Thaciano, que há alguns dias teria pedido para não atuar em jogos na Vila Belmiro, entrou como titular, fez 2 gols, mandou dois belos lances na trave e ao ser substituído, saiu ovacionado pela torcida.

Após o término do Brasileirão, o elenco fica de folga nos próximos dias e retorna no dia 22, visando o início da preparação da temporada 2026, onde disputará o Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Mais uma vez, o elenco deve passar por nova reformulação, onde vários jogadores devem ser negociados, para reforços pontuais sejam contratados.

Saiba mais sobre o veículo