Gazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026
Santos leva quatro da Chapecoense e estreia no Brasileirão com derrota

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026

O Santos largou no Campeonato Brasileiro de 2026 com uma derrota amarga. Nesta quarta-feira, o Peixe perdeu por 4 a 2 para a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela primeira rodada do torneio. Walter Clar, Higor Meritão, Jean Carlos e Rafael Carvalheira fizeram para os catarinenses, enquanto Gabriel Menino e Barreal descontaram.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano amplia o jejum na temporada. Agora são cinco partidas seguidas sem vencer (quatro destes embates são pelo Campeonato Paulista). No Brasileirão, o clube fica zerado, em 19º. Já a Chape soma três pontos, na primeira colocação.
🏆 Competição: Campeonato Brasileiro (primeira rodada) 🏟️ Local: Arena Condá, em Chapecó (SC) 📅 Data: 28 de janeiro de 2026 (quarta-feira) ⏰ Horário: 20h (de Brasília) 👥 Público: 💰 Renda: 🟨 Cartões Amarelos: Marcos Vinícius, Camilo, Léo Vieira (Chapecoense); Alexis Duarte, Brazão, Gabriel Menino (Santos) 🟥 Cartões vermelhos: Nenhum
Gols
Léo Vieira; Victor Caetano, Eduardo Doma, João Paulo (Robert), Marcos Vinícius (Everton), Walter Clar; Camilo (Higor Meritão), Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto (Jean Carlos); Marcinho (Bolasie) e Italo.
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Alexis Duarte, Luan Peres e Vini Lira; João Schmidt, Zé Rafael (Robinho Jr.) e Gabriel Menino (Bontempo); Miguelito (Rollheiser), Lautaro Díaz (Pradella) e Caballero (Barreal).
O Santos até começou a partida dominando a posse de bola, mas quem saiu na frente foi a Chapecoense. Com 15 minutos, Marcinho puxou ótimo contra-ataque e passou para Ítalo, que saiu sozinho na cara de Brazão após falha de Alexis Duarte. O atacante tentou driblar o goleiro e foi derrubado na área. Na cobrança do pênalti, Walter Clar estufou as redes.
A partir de então, o Peixe se lançou ao ataque para buscar o empate. A equipe, porém, teve dificuldades para achar espaço na defesa rival e abusou dos cruzamentos. O melhor deles foi aos 34 minutos. Vinicius Lira lançou e Lautaro Díaz acertou o travessão. Na sequência, Caballero teve uma chance de ouro. Gabriel Menino recebeu na entrada da área e descolou grande passe para o atacante, que isolou.
Já aos 45, os visitantes enfim conseguiram transformar a pressão em bola na rede. Gabriel Menino foi acionado na esquerda, puxou para o meio e bateu colocado, no ângulo, para anotar um lindo gol na Arena Condá.
Na volta do intervalo, a partida seguiu no mesmo ritmo. O Santos encurralou a Chapecoense e apertou até conseguir a virada. Com 21 minutos, Barreal recebeu passe açucarado de Zé Rafael na área, girou em cima da marcação e soltou uma pancada para colocar os paulistas na frente.
A alegria do time de Juan Pablo Vojvoda, contudo, durou pouco. Aos 28, Higor Meritão aproveitou desvio de João Paulo em cobrança de escanteio e, na marca do pênalti, e encheu o pé para deixar tudo igual. E não demorou para o time da casa virar. Seis minutos depois, Ítalo arriscou da entrada da área, a bola desviou em Luan Peres e ficou na medida para Jean Carlos, que cabeceou na saída de Brazão para empatar.
Com o relógio marcando 44, a Chape matou o jogo. Em contra-ataque, Jean Carlos tocou de letra e Rafael Carvalheira chutou de primeira, no ângulo.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram








































