oGol.com.br
·14 de setembro de 2025
São Paulo marca cedo, vence e quebra tabu contra o Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 de setembro de 2025
Com um gol marcado antes mesmo dos 10 minutos, o São Paulo conseguiu levar a melhor e venceu o Botafogo por 1 a 0, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor quebou um tabu, já que não vencia o time carioca desde 2020 e há 10 jogos.
As equipes estão coladas na tabela do Brasileirão, com 35 pontos cada. O Botafogo é o sexto colocado por ter uma vitória a mais, enquanto o São Paulo é o sétimo. O Tricolor, no entanto, tem dois jogos a mais.
O São Paulo colocou a bola na rede logo na primeira finalização da partida. Aos 7, Enzo Diaz teve liberdade para avançar pelo lado esquerdo, fez o cruzamento à meia-altura e Dinenno se antecipou ao goleiro Neto para completar e abrir o placar. Foi o primeiro gol do argentino pelo Tricolor.
O gol cedo impôs a dinâmica da partida, com o Botafogo ficando com a bola e ocupando o campo de ataque, apesar de ter dificuldades contra defesa adversária. Mais objetivo, o São Paulo trocou passes com mais rapidez, encontrou boas saídas pelo lado direito e até voltou a finalizar com Tapia da entrada da área, mandando por cima da meta.
O Botafogo não conseguiu se impor e teve uma posse de bola improdutiva, errando muitos passes e sem chegar na frente com superioridade numérica. O São Paulo deixou de ficar apenas na defesa e equilibrou a posse de bola e a alternância de ataque. O Tricolor quase ampliou aos 31, na falta lateral cobrada por Enzo Díaz, que acertou a trave.
A reta final foi com novamente momento do jogo acontecer no campo de defesa do São Paulo. O Botafogo sufocou a saída de bola paulista, teve controle do duelo, mas seguiu sem conseguir boas infiltrações e ter seus jogadores em boas condições de gol. O Glorioso terminou o primeiro sem sequer uma finalização.
O São Paulo foi melhor na volta para o segundo tempo. Com menos de um minuto, Rodriguinho pegou o rebote na área, chutou cruzado e a bola saiu ao lado da meta. Aos 5, aproveitando linha alta do Botafogo, Tapia foi lançado em velocidade, invadiu a área e soltou a pancada. A bola ainda bateu o travessão antes de entrar. No entanto, o gol foi anulado por impedimento.
O Botafogo até esteve mais incisivo, mas as finalizações acabaram bloqueadas no meio do caminho e sem gerar perigo. A primeira chegada perigosa do Alvinegro no jogo foi aos 15, quando Matheus Martins pegou uma sobra na área, emendou um chute com a bola no alto e mandou à direita da meta. No jogo mais aberto, o São Paulo circulou a bola com mais facilidade, restando apenas finalizar.
O tempo foi passando e nada do Botafogo, mesmo com todas as subsituições realizadas desde cedo, impor uma pressão. O Tricolor ainda assustou em contra-ataque, quando Wendel acionou Rigoni, o atacante soltou a pancada de canhota e o goleiro Léo Linck espalmou. Pelo Alvinegro, Joaquin Correa arrancou pelo meio em primeira boa jogada de ataque, invadiu a área e bateu para defesa de Rafael.
O Botafogo foi para o tudo ou nada, mas o São Paulo teve as melhores chances do fim. Aos 45, Rigoni teve a chance de ouro para ampliar para o São Paulo. Após recuo errado, o atacante arrancou do meio de campo até a área. bateu cruzado e a bola caprichosamente tocou na trave. Aos 49, Luan tabelou com Marcos Antônio, ganhou dividida na área e bateu caído para defesaça de Léo Linck.