Esporte News Mundo
·02 de fevereiro de 2024
São Paulo negocia Jhegson Méndez com o Elche, da Espanha

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·02 de fevereiro de 2024
O Elche, atualmente na segunda divisão espanhola, anunciou a contratação do equatoriano Jhegson Méndez nesta quinta-feira (1). Fora dos planos de Carpini (e anteriormente de Dorival), o volante nem chegou a se reapresentar no CT da Barra Funda em 2024 e foi liberado pelo São Paulo para buscar um novo clube.
O acordo é por empréstimo até o meio do ano, com opção de compra estipulada em 2,3 milhões de euros (cerca de 12,3 milhões de reais). O salário será pago integralmente pelos espanhóis, enquanto os direitos de imagem serão responsabilidade do Tricolor.
O atleta de 26 anos tem vínculo com o São Paulo até dezembro de 2025, mas sua falta de espaço na equipe desde sua chegada, no início de 2023, já anunciava sua iminente saída.
Méndez foi trazido a pedido de Rogerio Ceni. O equatoriano ficou em evidência após a Copa do Mundo de 2022, onde foi titular nas duas primeiras partidas do Equador (ficou fora da terceira por suspensão) e se destacou. Apesar disso, Rogerio admitiu que já observava o jogador desde a MLS (Major League Soccer, a liga de futebol estadunidense). O atleta chegou sem custos após ter seu contrato com o Los Angeles FC encerrado.
Apesar de uma passagem apagada, sua estreia foi muito boa e animou a torcida tricolor. Na oportunidade, o São Paulo venceu a Ferroviária pelo placar de 2 a 1, na Arena Fonte Luminosa, com direito a grande atuação de Méndez, que inclusive foi eleito o melhor jogador em campo. Mas as atuações de destaque pararam por aí.
No total, Méndez disputou 24 jogos pelo clube do Morumbi, sendo 14 deles como titular, a grande maioria com um desempenho comum. Após a vitória diante do Santos no Paulistão 2023, pouco mais de um mês após a chegada do atleta ao São Paulo, Rogério Ceni chegou a admitir, em entrevista coletiva após o jogo, que errou na hora de avaliar a maneira como iria encaixar Jhegson Méndez na equipe.
“Acompanhava há muito tempo atrás o Méndez, desde o Orlando, e ele tinha muita intensidade para jogar. Quando pedi o Méndez, achei que seria uma grande oportunidade de ter um bom jogador. Por um preço que cabia no bolso do clube, mas sempre imaginei que conseguiria transformá-lo num segundo volante. Por quê? Porque primeiro [volante] eu já tinha, e isso eu coloco como um erro de avaliação meu. Achei que poderia fazer isso com o atleta e hoje vejo que ele rende mais, bem mais, como primeiro”, disse com sinceridade o então treinador Rogério Ceni.
Segundo o jornalisa Cesar Luis Merlo, o equatoriano recusou propostas da Turquia, Bélgica e da MLS antes de fechar com o Elche. O clube espanhol ocupa atualmente a nona colocação da segunda divisão espanhola, com 37 pontos ganhos em 24 partidas.
É o segundo acordo feito entre São Paulo e Elche nos últims anos. Em 2021, a pedido do então treinador Hernán Crespo, o Tricolor trouxe o argentino Emiliano Rigoni, que estava no clube espanhol.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo