Gazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025
São Paulo tem pior campanha no Brasileirão desde o ano da 1ª passagem de Crespo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025

O São Paulo deu adeus ao Campeonato Brasileiro neste domingo, com derrota para o Vitória, por 1 a 0, no Barradão, amargando sua pior campanha na competição desde a temporada que marcou a primeira passagem do técnico Hernán Crespo pelo clube.
Em 2021, Crespo começou o ano com o pé direito, se sagrando campeão paulista e tirando o clube de uma fila de mais de oito anos sem título.
O preço por priorizar o Estadual logo chegou. Tendo de lidar com muitos problemas físicos, o treinador argentino não foi capaz de manter o nível competitivo mostrado nos primeiros meses da temporada e acabou sendo demitido em outubro.
No momento em que Crespo encerrou sua primeira passagem pelo clube, o São Paulo somava 30 pontos em 25 jogos no Campeonato Brasileiro, ocupando a 13ª posição.
O presidente Julio Casares escolheu Rogério Ceni para substituí-lo e sob o comando do ídolo tricolor o São Paulo terminou o Brasileirão de 2021 exatamente em 13º lugar, com 48 pontos.
Na atual temporada, o Tricolor fechou sua campanha no Campeonato Brasileiro em oitavo lugar, com 51 pontos. Crespo parece ter aprendido com sua primeira passagem pelo São Paulo, mas não conseguiu se livrar do velho fantasma das lesões.
O São Paulo teve de lidar com 71 problemas físicos ao longo do ano todo. Em alguns jogos, Crespo teve de relacionar jogadores do time sub-20 e escalar na equipe titular atletas fora de posição, caso do atacante Ferreirinha na ala esquerda.
Mesmo com todas as dificuldades, o São Paulo de Crespo ainda pode se classificar para a Pré-Libertadores. Para que isso aconteça, Cruzeiro ou Fluminense terá de ser campeão da Copa do Brasil, o que abriria uma vaga extra para o torneio continental, premiando o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro.









































