São Paulo vira a página das lesões e inicia 2026 sem novos problemas físicos | OneFootball

São Paulo vira a página das lesões e inicia 2026 sem novos problemas físicos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·02 de fevereiro de 2026

São Paulo vira a página das lesões e inicia 2026 sem novos problemas físicos

Imagem do artigo:São Paulo vira a página das lesões e inicia 2026 sem novos problemas físicos

As dores de cabeça causadas por lesões ficaram para trás no São Paulo. Depois de um 2025 marcado por inúmeros problemas físicos, justamente no período decisivo da briga por uma vaga na Libertadores, o Tricolor começa 2026 vivendo um cenário bem diferente. Em um mês de temporada, o clube não registrou nenhuma nova contusão e tem apenas dois jogadores no departamento médico.

Na última temporada, o São Paulo sofreu com lesões de naturezas variadas. Além de problemas ligamentares e traumas, como os enfrentados por Lucas, Calleri, Ryan Francisco e André Silva, o elenco também conviveu com uma sequência de contusões musculares que impactaram diretamente o rendimento da equipe.


Vídeos OneFootball


O cenário começou a mudar no fim de 2025, quando o clube promoveu uma ampla reformulação no departamento médico e de performance. Chegaram os médicos Hilton Lutfi e Bruno Schiefer, o fisiologista Rafael Grazioli, os fisioterapeutas Leandro Carvalho, Gilvan Arruda e João Ribeiro, o cientista do esporte Danilo Prado e os preparadores físicos Ricardo Ferreira e Pedro Salles.

Com as mudanças estruturais e a adoção de novas práticas no dia a dia, os reflexos apareceram rapidamente. Após sete partidas disputadas em 2026, mesmo com apenas uma semana de preparação antes do início oficial da temporada, Hernán Crespo não perdeu nenhum atleta por lesão. Atualmente, apenas Ryan Francisco e André Silva seguem fora, ambos em recuperação de cirurgias ligamentares no joelho.

Imagem do artigo:São Paulo vira a página das lesões e inicia 2026 sem novos problemas físicos

Lucas foi um dos que mais sofreram com lesões em 2025 – Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Controle de carga vem sendo fundamental no São Paulo

Além da reestruturação interna, o controle de carga tem sido um ponto-chave no planejamento da comissão técnica. Na última semana, por exemplo, os titulares não participaram de atividades coletivas entre os jogos contra Flamengo e Santos. Enquanto os reservas realizaram um trabalho com simulação de jogo no CT da Barra Funda, os prováveis titulares do clássico ficaram focados exclusivamente na recuperação física.

Satisfeito com o novo momento, Crespo destacou a importância das mudanças e celebrou o início de temporada sem contratempos físicos.

“Entendemos que devíamos fazer uma mudança. Fico muito contente. Não é fácil entrar no futebol. Eu acho que neste momento tudo fica positivo, porque os resultados são bons. A ideia é continuar assim, deste jeito, com seriedade. Porque chegará o momento difícil e vamos atravessar esse momento com serenidade, como agora, que estamos muito felizes”, afirmou o treinador no último sábado.

Assim, o São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (04/2), às 20h30, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário será novamente o Santos, desta vez na Vila Belmiro.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo