Gazeta Esportiva.com
·25 de novembro de 2025
SEDPcD firma parceria com FPF para ampliar inclusão em estádios

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 de novembro de 2025

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) promoveu uma formação técnica para 98 Diretores de Jogos, profissionais que atuam pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na gestão operacional de partidas em todo o estado.
A iniciativa teve como objetivo ampliar o letramento dos participantes, para que pudessem conhecer quais as melhores formas de receber e acolher as pessoas com deficiência nos estádios, já iniciando pela Copa São Paulo de Futebol Jr. 2026.
A atividade é resultado de uma parceria entre a Pasta e a FPF. De um lado, a SEDPcD realiza treinamento para apresentar e orientar sobre as boas práticas no atendimento às pessoas com deficiência. De outro, a FPF integra a Virada Inclusiva 2025, agendada para os dias 1 a 7 de dezembro, ao conceder ingressos para jogos da Copa São Paulo de Futebol Feminino Jr. para pessoas com deficiência.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Federação Paulista de Futebol (@fpf_oficial)
“São muitos os desafios que envolvem essa ação, inclusive porque muitas estruturas foram construídas no século passado. Mas a ideia é conseguir alcançar um nível de qualidade de acolhimento que mantenha a grandeza do futebol paulista para inspirar outros times do país inteiro. O mais importante é ter um atendimento respeitoso, que leve em conta as individualidades e promova a autonomia de cada pessoa presente no estádio, de modo que todos se sintam em casa”, afirmou o secretário Marcos da Costa.
Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, celebrou e agradeceu a parceria, dizendo ser um projeto muito significativo para garantir a inclusão nos estádios, e fundamental na organização e reputação do futebol como um esporte acessível.
A apresentação dos conteúdos foi realizada pelo coordenador pedagógico da Escola da Inclusão, Edílson Andrade, e pela coordenadora do programa Todas in-Rede, Caroline Reis, no auditório da SEDPcD, localizado no Memorial da América Latina.
Ao vivo









































