CBF
·06 de outubro de 2025
Seleção Brasileira Masculina bate Argentina e conquista título da Conmebol Liga Evolução Sub-15

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·06 de outubro de 2025
A Seleção Brasileira Masculina bateu a Argentina e se sagrou campeã da Conmebol Liga Evolução Sub-15 nesta segunda-feira (6), em Assunção. Depois de empate no tempo normal, por 2 a 2, a Canarinho ganhou nos pênaltis por 5 a 4. O goleiro Bruno Samudio foi fundamental na conquista. Ele defendeu uma das cobranças e fez algumas defesas espetaculares ao longo da partida.
O mérito maior, no entanto, foi coletivo. A Seleção cresceu e amadureceu jogo a jogo no torneio e soube sobressair pelo espírito de equipe.
Na estreia, venceu o Peru por 2 a 0. Depois, superou o Equador por 4 a 3, num dos melhores jogos da competição. Na sequência, empatou com a Colômbia (1 a 1) e, na última rodada da fase de grupos, travou um duelo tenso e emocionante contra a Venezuela, na disputa por uma vaga na decisão. A Seleção Brasileira perdia por 1 a 0 até os acréscimos do segundo tempo, quando conseguiu o empate e assegurou a classificação.
Comandado pelo técnico Guilherme Dalla Déa, o Brasil foi o primeiro do Grupo Zona Norte. Já a Argentina liderou o Grupo Zona Sul, que tinha ainda Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
No domingo (5), o Brasil também ganhou o título da Conmebol Liga Evolução na modalidade feminina, derrotando nos pênaltis a Argentina.
O jogo
A Seleção Brasileira se impôs no primeiro tempo da decisão, não deu espaços para os argentinos e abriu o placar com um bonito gol de Allan. Ele recebeu a bola na direita, entrou na área e, com seu gingado, enganou o marcador para chutar de esquerda: Brasil 1 a 0.
Minutos depois, na única chance da Argentina na etapa inicial, Bruno Samudio se esticou todo e evitou o gol de empate em finalização de Bruno Cabral da pequena área.
No segundo tempo, os rivais do Brasil vieram mais alinhados e pressionando bastante para reverter a desvantagem. Mas aos 13 minutos, após uma boa trama do ataque da Canarinho, Lucas Lopes ajeitou a bola entre dois defensores e girou, acertando um chute forte e cheio de estilo: Brasil 2 a 0.
Quem achava que a fatura estava liquidada, enganou-se. A Argentina reagiu e fez dois gols rapidamente, aos 17 e 19, ambos com Bruno Cabral. Aos 23, sob o impacto das investidas adversárias, o Brasil quase sofreu a virada. Mas Bruno Samudio brilhou de novo e fez uma defesa de cinema, mantendo o 2 a 2 no placar.
A partir de então, a partida ficou aberta, com as duas seleções buscando a vitória. O resultado, no entanto, não sofreu mais alterações.
Pênaltis
Então a decisão se deu nos pênaltis, em que os brasileiros demonstraram frieza, talento e competência. Lucas Lopes, Caio, Ruan Lima. José Soares e Jean bateram com categoria e converteram todos os pênaltis para o Brasil. Os argentinos fizeram quatro gols. Roman González desperdiçou a cobrança. Menos por culpa dele, que chutou bem. Só que Bruno Samudio pulou para o canto certo e com elasticidade fez a defesa. Final, Brasil 5 a 4.
Os campeões
Parabéns aos campeões: Bruno Samudio, Henrique, Geovane, Ruan, Lucas Lopes, Pedro, Leonardo, Lucas Miranda, Cauã, Allan, Emanuel, Miguel, Alexsander, Jean, José Soares, Guilherme, Myguel Alves, Victor e Caio.