
Gazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
Sem Lucas Evangelista, veja alternativas para Abel montar meio-campo do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
O Palmeiras perdeu um de seus principais jogadores em um momento crucial do ano. O meio-campista Lucas Evangelista rompeu o tendão do músculo posterior da coxa direita. Ele passará por cirurgia para corrigir o problema e está fora do restante da temporada.
A lesão de Evangelista não poderia ter vindo em um momento pior para o Palmeiras. Libertadores e Campeonato Brasileiro estão em reta final. Além disso, o técnico Abel Ferreira havia encontrado recentemente um sistema tático que potencializava seus principais jogadores.
O Palmeiras possui um elenco recheado e opções não faltam para Abel. No entanto, o treinador precisará quebrar a cabeça para resolver o problema no meio-campo, uma vez que Evangelista vivia seu melhor momento com a camisa do Verdão e vinha despontando como um dos líderes do elenco.
Uma das principais alternativas para suprir a ausência de Lucas Evangelista é mudar o posicionamento de Andreas Pereira. A solução seria recuar o camisa 8 para atuar como segundo volante, o que traria a necessidade da entrada de outro atleta para exercer a função atual do jogador.
Existia a expectativa de que jogar como segundo volante seria a função natural que Andreas Pereira exerceria no Palmeiras, uma vez que atuou na posição por muitos anos. No entanto, o técnico Abel Ferreira encontrou um novo posicionamento para o atleta, que está jogando mais à frente, iniciando pelo lado direito e caindo muito pelo meio.
Andreas Pereira pode atuar como segundo volante (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Caso decida por recuar Andreas Pereira para atuar ao lado de Aníbal Moreno, a vaga do meio-campista pelo lado direito no sistema 4-2-3-1 ficaria em aberto. Neste sentido, quatro atletas brigariam por posição: Raphael Veiga, Maurício, Facundo Torres e Ramón Sosa.
Cada um deles, é claro, possui qualidades distintas. Raphael Veiga e Maurício, por serem meio-campistas de origem, poderiam trazer características semelhantes a que Andreas traz na posição, fortalecendo o poderio ofensivo do Palmeiras pelo meio e contribuindo para o jogo associativo com Flaco López e Vitor Roque.
Veiga se recuperou de dores no púbis na metade de setembro e voltou fazendo bons jogos pelo Palmeiras, entrando principalmente na etapa final. Em 2025, ele acumula quatro gols e sete assistências em 37 jogos. Já Maurício perdeu espaço recentemente e busca novas chances. O jogador tem dez bolas na rede e sete passes para gols em 38 duelos.
Outras duas opções seriam Facundo Torres ou Ramón Sosa, que são pontas de origem e também poderiam fazer a função pelo lado direito. No entanto, são atletas que possuem uma característica mais aguda e teriam a tendência de concentrar o jogo do Palmeiras pelas alas, o que poderia prejudicar a dupla ‘Flaco-Roque’.
Facundo Torres chegou ao Palmeiras no início do ano e soma oito gols e oito assistências em 52 partidas. Já Ramón Sosa foi contratado em julho deste ano e contribuiu com uma bola na rede e dois passes para gols em 14 jogos.
Já a opção mais simples para substituir Lucas Evangelista seria, em tese, apenas mudar o jogador que atua ao lado de Aníbal Moreno como segundo volante. O Verdão possui em seu elenco o volante Emiliano Martínez, além do garoto Allan, que pode eventualmente exercer a função.
O problema de tal alternativa é que, neste caso, o Palmeiras poderia perder um pouco no setor de criação e também no ritmo de jogo ofensivo alviverde. Evangelista estava com confiança e conferia um grande dinamismo ao meio-campo palmeirense, contribuindo sobretudo na saída de bola.
Já Emiliano Martínez possui características mais defensivas, de um primeiro volante, assim como a função exercida por Aníbal Moreno. O garoto Allan, por sua vez, também pode atuar na posição, mas tem o costume de jogar como um meia pelos lados do campo ou como um ala.
Contra o Bahia, por exemplo, Emiliano Martínez foi o escolhido pela comissão técnica para substituir Evangelista. Resta saber, agora, se a decisão será mantida para o confronto desta quarta-feira, contra o Vasco. Como Evangelista perderá a temporada, Abel terá que fazer testes para encontrar a melhor solução.
Abel Ferreira também pode apostar em uma mudança de esquema tático no Palmeiras, seja para acomodar melhor Andreas Pereira ou encontrar uma maneira de substituir Evangelista ao preencher o meio-campo. Outra alternativa são as improvisações, como seria o caso de Bruno Fuchs, que o treinador já disse ter muita qualidade com a bola nos pés. O zagueiro poderia atuar como um primeiro volante, trazendo Aníbal ou outro atleta para jogar mais à frente.
As duas alternativas, porém, são extremamente improváveis. Isso porque o Palmeiras acabou de encontrar uma forma de jogar muito baseada no esquema tático atual. Além disso, as competições estão se afunilando, dando menos margem para promover testes mais arriscados.
O Palmeiras ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com 49 pontos – cinco a menos que o líder Flamengo. O Verdão vem de derrota para o Bahia por 1 a 0 e viu o Rubro-Negro carioca aumentar a vantagem no topo da tabela.
Ao vivo
Ao vivo