Gazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025
Sem River e com estreias: confira os times argentinos na próxima Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·08 de dezembro de 2025

Apesar do Clausura do Campeonato Argentino ainda não ter chegado ao fim, a eliminação do Boca Juniors selou a ausência do River Plate na próxima edição da Libertadores. Além de não contar com o tetracampeão continental, o futebol argentino também terá dois estreantes no principal torneio da América do Sul.
Na noite do último domingo, o Racing venceu o Boca Juniors por 1 a 0, na La Bombonera, e chegou à decisão do Clausura. As vagas do futebol argentino são definidas pelos vencedores dos turnos (Apertura e Clausura), pelo campeão da Copa da Argentina e pelas três melhores campanhas na tabela geral.
Por isso, o River Plate torcia para que o rival Boca Juniors, que já garantiu vaga na Libertadores pela campanha na tabela geral, eliminasse o Racing e vencesse o Clausura. Caso isso acontecesse, a equipe de Marcelo Gallardo herdaria a vaga na competição, já que terminou em quarto lugar na soma geral.
Com isso, o River Plate interrompe uma sequência de dez anos disputando a Copa Libertadores e jogará a Copa Sul-Americana em 2026. Essa foi a segunda maior sequência da história do clube, que chegou a disputar a competição por 15 anos consecutivos, entre 1995 e 2009.
Sem gigantes como River Plate e Independiente, o futebol argentino será representado na Libertadores por sete clubes, sendo dois estreantes. Rosario Central, Argentinos Juniors e Boca Juniors já garantiram suas vagas pelo desempenho na tabela geral do Campeonato Argentino. Além deles, o Lanús, campeão da Copa Sul-Americana contra o Atlético-MG nesta temporada, também assegurou presença na próxima edição do torneio continental.
Das demais vagas, duas serão ocupadas por estreantes na principal competição da América do Sul: Platense e Independiente Rivadavia.
O Platense garantiu vaga na Libertadores de 2026 com a campanha no Apertura. Após se classificar em sexto lugar no Grupo B, o clube de Buenos Aires eliminou Racing, River Plate e San Lorenzo no mata-mata, antes de chegar à decisão. Na final, venceu o Huracán por 1 a 0 e conquistou a vaga inédita em seus 120 anos de história.
Já o Independiente Rivadavia conquistou a vaga ao ser campeão da Copa da Argentina. Fundado em 1913, o clube só chegou à elite do futebol argentino em 2023. A equipe de Mendoza eliminou Platense, Central Córdoba, Tigre e River Plate, e conquistou o título sobre o Argentinos Juniors, por 5 a 3 nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
A última vaga argentina ainda será definida. O Racing aguarda o vencedor de Gimnasia y Esgrima e Estudiantes de La Plata para a decisão do Clausura, marcada para este sábado.
Veja os times classificados para os torneios Conmebol
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo































